Encerramento dos Jogos Escolares rende muitas homenagens e premiações

Destaques Educação - Destaques Esporte e Lazer - Destaques Notícias

Cerimônia contou com entrega de troféus feitos por professores de artes, demonstrações de atividades feitas por alunos nas competições e o reconhecimento a todos os envolvidos na realização dos jogos

Na tarde desta quarta-feira (9), a edição 2022 dos “Jogos Escolares: Várzea no Pódio”, resgatada pela Prefeitura de Várzea Paulista após 17 anos, foi encerrada oficialmente no Ginásio Vila Popular, com uma cerimônia animada e repleta de homenagens, atividades, premiações e o apagar da pira olímpica. Centenas de pessoas, entre alunos, professores, torcidas, equipes gestoras das escolas municipais e autoridades do município estiveram no evento.  

A competição, que envolveu todos os Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica) de Várzea Paulista, foi realizada pelas Unidades Gestoras de Educação; e de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo (inclusive com participação ativa da Unidade Gestora Executiva de Cultura), órgãos que foram apoiados pela Casa Civil, que teve importante contribuição do Departamento de Comunicação.

Um dos principais momentos da solenidade foi a entrega de troféus confeccionados por professores de artes da Rede Municipal de Ensino às 31 escolas participantes. Além dessa premiação, cada professor de educação física foi homenageado com um outro troféu.

A gestora municipal de Educação, Magali Souza, destacou que, nos 145 dias de competição, iniciados em 1º de junho e finalizados na última terça-feira (8), houve muitas iniciativas inspiradoras. Ela agradeceu o trabalho de todos os envolvidos e destacou o apoio dado pelo prefeito professor Rodolfo Braga, evidenciado no acompanhamento das ações realizadas.

“Foram vários momentos agraciados com educação, alegria e conquistas que consolidaram a experiência vivida pelos alunos, diretores, coordenadores pedagógicos e professores. É difícil dizer quem ficava mais eufórico e ansioso pela participação. Todos competindo e convivendo de forma solidária, amorosa. Inspiramos interação, solidariedade, paz e amizade. Nos Jogos Escolares, todos somos vencedores”, afirmou a gestora.

O prefeito, por sua vez, também parabenizou todos os envolvidos, inclusive os pais que participaram. O empenho dos profissionais das escolas e das Unidades Gestoras de Educação e Esporte será importante, na avaliação do mandatário, para que os jogos sejam mantidos ao longo de todo o seu mandato. “Todos nós sabemos da importância do esporte. Hoje a tecnologia está tirando o esporte das crianças, que preferem jogar no computador ou celular. Essa é uma iniciativa pensando no futuro dos alunos, na competitividade deles, que precisa ser exercitada pensando lá na frente, na hora do vestibular, da busca por um emprego. Essas competições dos jogos mostram que, para ter bons resultados, é necessário se preparar”, afirmou.

O prefeito demonstrou muita alegria pela realização dos jogos e deu palavras de incentivo para a edição de 2023.

Mais sobre os jogos

Os alunos foram divididos em duas faixas etárias. A primeira de 3 a 8 anos envolveu crianças do Maternal ao Ensino Fundamental (Anos 1, 2 e 3), participaram de jogos e brincadeiras.

Os alunos de 9 a 11 anos, do Ensino Fundamental (Anos 4 e 5), disputaram várias modalidades esportivas, como: futsal (masculino e feminino), voleibol adaptado (misto), damas (misto), dança (misto) e queimada (misto).

Esse segundo grupo também participou de competições de atletismo, que incluíram corrida de 25 metros (masculina e Feminina), corrida de 50 metros (masculina e feminina), corrida de 100 metros (masculina e feminina), corrida de revezamento 4×25 (masculina, feminina e mista), arremesso de pelota (masculino e feminino), arremesso de disco (masculino e feminino), salto em distância (masculino e feminino), salto em altura (masculino e feminino) e corrida com barreira 40 metros (masculina e feminina).

As etapas foram as seguintes: os Jogos Interclasses foram até julho; em agosto os professores finalizaram os treinos das modalidades esportivas nas escolas; e, em setembro, houve a 2ª Fase dos jogos, que envolveu as três regiões da cidade. Em outubro, as estafetas (atividades simplificadas) ocorreram em todos os Cemebs, desde o Maternal 2 ao Ano 3, e neste mês, foram realizadas as finais dos Jogos Escolares para os alunos dos Anos 4 e 5.

Outros detalhes da cerimônia

O gestor municipal de Esporte, Leonardo Lopes, também agradeceu a todos os envolvidos, em especial os professores, e mostrou-se realizado. “Tive o privilégio de ir a quase todos os dias de competições, algo que fiz questão de fazer. Foi gratificante para eu, que trabalho com isso todos os dias. No ano que vem, os jogos serão ainda melhores, com certeza”, afirmou.

O chefe da Casa Civil, João Paulo Souza, destacou investimentos que vêm sendo feitos pela atual administração, como a revitalização do piso do Ginásio Vila Popular e as reformas de escolas municipais.

No início do evento, o público apreciou as apresentações instrumentais dos Hinos Nacional e de Várzea Paulista, feitas por músicos da escola municipal Musicarte e da Unidade Gestora de Educação.

Alunos do Cemeb Prefeito João Aprillanti fizeram uma demonstração de dança, uma das modalidades dos jogos, com a coreografia Legião Vermellha e crianças do Maternal 2 (Etapas 1 e 2) realizaram um pequeno circuito, como demonstração das estafetas, e também fizeram uma apresentação de dança.  

Um outro momento chave do evento, o atleta Idair dos Santos Nascimento, que representa Várzea Paulista em corridas de rua, apagou a pira olímpica e levou o fogo em uma tocha, de forma simbólica, até que seja acendida a pira olímpica dos jogos de 2023.

Orquidinho, a mascote da atual edição dos jogos, escolhida por votação nas redes sociais da Prefeitura e elaborada pelo aluno Cauã Henrique de Mello, do 3º Ano B do Cemeb Carlos de Almeida, marcou presença com muitas danças e animação.  

Fotos e vídeos de atividades dos jogos, registrados por professores e gestores escolares, com destaque para os registros feitos pelo professor Erasmo Araújo, que foi fundamental nesse tipo de trabalho ao longo da competição, foram demonstrados aos presentes, durante a solenidade.

Demonstração

O gestor Leonardo Lopes também informou que haverá uma mostra de dança, feita por alunos e professores municipais, no próximo dia 26 de novembro, a partir das 18 horas, com a participação de companhias de dança de Jundiaí e Campo Limpo Paulista.

Presenças

Entre as várias autoridades presentes, estiveram o coordenador técnico de Educação Física e Artes, da Unidade Gestora de Educação, Fabiano Mantovani, o vice-prefeito Fernando Pasqualino, o presidente da Câmara Municipal, Mauro Aparecido, e os gestores executivos de Esporte, José Antônio da Silva, e Cultura, Renata Câmara.