Pré-Conferências Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente começam segunda-feira (7)

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Encontros on-line preparam para discussões da 12ª Conferência Municipal, que terá cinco eixos sobre direitos das crianças e adolescentes ao longo da pandemia, formas de garantir direitos integrais e outros temas

Ao longo da próxima semana, entre os dias 7 e 11 de novembro, Várzea Paulista realiza as Pré-Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Cada encontro virtual debaterá um dos eixos da 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que terá como tema central “A situação dos Direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Representantes de entidades e órgãos que atuam com esse público vão participar dos debates, que serão abertos à participação de toda a população.

Segunda-feira (7), das 9 às 11 horas

1° EIXO TEMÁTICO: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.

Participação: alunos da Escola Estadual Profª. Lavinia Ribeiro Aranha;

Terça-feira (8), das 9 às 11 horas

2° EIXO TEMÁTICO: Enfrentamento das violações e vulnerabilidade resultantes da pandemia de Covid-19.

Participação: Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Várzea Paulista;

Quarta-feira (9), das 9 às 11 horas

3° EIXO TEMÁTICO: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia.

Participação: Guardinha de Várzea Paulista;

Quinta-feira (10), das 9 às 11 horas

4° EIXO TEMÁTICO: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.

Participação: Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil) de Várzea Paulista;

Sexta-feira (11), das 9 às 11 horas

5° EIXO TEMÁTICO: Garantia de recursos para políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Os documentos orientadores serão encaminhados aos Conselhos Estaduais pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Participação: Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Central e Sítio Agar da cidade.

Acesso

O link das Pré-Conferências ficará disponível em: https://meet.google.com/cbg-zajy-bip.

Conferência Municipal

Após os debates prévios nas pré-conferências, a Prefeitura promoverá a 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Várzea Paulista, no dia 17 de novembro. O encontro terá a participação de 50 pessoas oriundas dos debates da semana que vem. O objetivo da Conferência é promover ampla mobilização social na esfera municipal, para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e de pós-pandemia.

A conferência será realizada no auditório do Hotel Orquídea Express Inn. O credenciamento será feito a partir das 8 horas e o encontro se iniciará com uma abertura oficial às 9 horas e irá até as 16 horas.