Família de gambás é solta no Clube de Campo da Cica

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

Fêmea e seus quatro filhotes foram soltos no Clube de Campo da Cica; é a primeira soltura após assinatura do convênio com a Mata Ciliar

Na tarde desta sexta-feira (4), a Unidade Gestora Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a associação Mata Ciliar, realizou a soltura de uma família de gambás. Os quatro filhotes e a fêmea foram soltos no Clube de Campo da Cica, no bairro Sítio do Mursa. É a primeira soltura após a assinatura de convênio com a associação.

A ocorrência foi realizada em outubro deste ano, quando uma mulher encontrou em sua residência os filhotes com a mãe. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados para realizar a recolha e os animais foram entregues à Mata Ciliar, para os devidos cuidados e a reabilitação para a posterior soltura em um ambiente adequado à espécie.

A associação realiza o trabalho de recolhimento de animais silvestres, na qual são recebidos com cuidados e medicamentos, caso o animal esteja machucado, além do processo de reabilitação para possibilitar que o mesmo se acostume novamente com a convivência em natureza. Caso o animal esteja impossibilitado de viver novamente na natureza, ele irá permanecer na Mata Ciliar com as devidas atenções.

“É muito importante para nós mostrar para a população que a Unidade Gestora de Meio Ambiente e, dentro dela, o departamento de Bem-Estar Animal não fazem somente a recolha, mas também introduzem os animais no seu habitat natural”, disse o coordenador de Educação Ambiental e Bem-Estar Animal, Claudemir Pedroso.

“A soltura dos animais é a parte mais gratificante: poder soltar os animais em seu local natural. A Associação Mata Ciliar faz um trabalho maravilhoso de cuidado, manutenção, tratamento, recuperação e readaptação a aqueles que podem ser soltos”, disse a veterinária Nanci Martinuzzo.