Guarda Civil Municipal tem frota reforçada com duas novas viaturas

Destaques Segurança Pública - Destaques

Dois veículos Spin serão usados na rotina operacional da corporação, que inclui rondas e outras atividades do dia a dia; agora, a frota conta com 15 viaturas

A Prefeitura de Várzea Paulista realizou a entrega oficial de duas novas viaturas para a GCM (Guarda Civil Municipal), na sede da corporação, na manhã desta quinta-feira (27). Os veículos Spin 0 km reforçam a frota, que passa a ter 15 viaturas. A solenidade teve a participação de diversos membros da corporação e outras autoridades da cidade e região, além do deputado estadual Alexandre Pereira, autor da emenda que viabilizou a compra de um dos carros entregues.

Segundo o comandante do efetivo varzino, Dejair Pellini, as duas viaturas, que começam a circular nesta sexta-feira (28), serão usadas para rondas e outras atividades do dia a dia. “A cidade ganha bastante, porque vai agilizar as ações de modo geral e o patrulhamento, especificamente”, explicou.

As duas viaturas custaram R$ 170 mil cada — uma foi adquirida com recursos estaduais, vindos após a emenda parlamentar do deputado, que conheceu a demanda por meio do vereador Valdecir, e a outra foi comprada por meio de uma verba municipal.

O prefeito professor Rodolfo Braga enalteceu as emendas parlamentares enviadas pelo deputado à cidade e destacou a verba para a compra da viatura. “Quero agradecer a presença de todos neste momento que vai ficar histórico. Modéstia à parte, como o vereador Alex Godoi [que é Guarda Municipal] disse, nunca existiu tanto investimento na Guarda Civil Municipal da cidade. Eu estou na vida pública há 30 anos, desde 1992, quando iniciei minha carreira de vereador. Nunca presenciei tanto investimento na Guarda Municipal”, afirmou.

O deputado, por sua vez, deu destaque à parceria que tem com a cidade e a região e afirmou esperar poder continuar a enviar recursos para auxiliar as administrações e população, caso consiga ocupar uma vaga parlamentar na próxima legislatura, uma vez que hoje é primeiro suplente e há essa possibilidade. “Tenho certeza de que esse veículo vai atender à segurança de vocês e o trabalho de poder atender as pessoas aqui de Várzea Paulista”.

O parlamentar citou os investimentos importantes feitos por meio de recursos obtidos graças às suas emendas, sobretudo nas áreas de segurança pública e entidades sociais que atendem Várzea Paulista e região. “É possível a gente continuar com outros investimentos em outras áreas, para poder melhorar a vida das pessoas e das cidades”, declarou.

Investimentos e perspectiva de novos avanços

O prefeito citou os avanços da GCM ao longo de sua administração: cinco espingardas calibre 12; instalação de uma base avançada da GCM no Parque Chico Mendes; duas estações repetidoras de alto tráfego, duas estações fixas e avançadas, três estações móveis veiculares e avançadas, seis estações de monitoramento GPS; um monitor de 40 polegadas e oito microfones portáteis para rádio; cinco novas viaturas; intensificação do projeto Guardiã Maria da Penha, que atende, em parceria com o MP, as demandas de violência contra a mulher; concurso público para a contratação de novos 30 guardas, a ser concretizada ainda neste ano; e um processo licitatório em andamento para a compra de 100 armas 9 mm.

Também está na Unidade Gestora de Assuntos Jurídicos, para avaliação e revisão, dentro da responsabilidade fiscal, da Lei nº 181/1982, de forma que os guardas possam ter as devidas progressões por hierarquia que reivindicam e foram lembradas pelo vereador Alex, durante a solenidade. O mandatário deixou claro que sabe como é ser servidor público e busca valorizar essa categoria, como a gestão fez ao disponibilizar as progressões de mérito represadas desde 2006, pagas no ano passado, dentro da legalidade e responsabilidade fiscal.

“Seguindo a responsabilidade fiscal, o servidor público sempre terá prioridade na nossa administração”, finalizou Braga.

Participações

Também prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito Fernando Pasqualino; o gestor municipal de Segurança Pública, Dr. Daniel Basson; o gestor municipal executivo da pasta, Dr. Ricardo Rodrigues; o chefe da Casa Civil, João Paulo Souza; o delegado da Polícia Civil de Várzea Paulista, Dr. Rafael Diorio; e a gestora municipal de Segurança Pública de Jundiaí, Carla Basson; o presidente da Câmara Municipal, Mauro Aparecido, e outros vereadores e autoridades.