Transporte entre bairros terá treinamento para atender deficientes visuais e cartão em Braille

Trânsito - Destaques

Reunião entre Unidade Gestora de Trânsito, Apae, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e a transportadora Rápido Sumaré definiu medidas para o transporte municipal

Na manhã desta segunda-feira (17), uma reunião entre representantes da Unidade Gestora de Trânsito da Prefeitura de Várzea Paulista, do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) da cidade, da empresa Rápido Sumaré e da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) do município definiu duas medidas para atender passageiros deficientes visuais do transporte entre bairros. Os motoristas receberão um curso para melhorar o atendimento e os cartões de transporte passarão a ter tradução em Braille. O encontro, realizado na sede da unidade, debateu essas e outras demandas apontadas por deficientes visuais varzinos.

Segundo o gestor municipal de Trânsito, Marco Bueno, a formação será providenciada pela empresa transportadora, com o apoio da Prefeitura, CMDPD e Apae. “Esse treinamento mostrará aos motoristas a dificuldade dos deficientes visuais”, afirmou.

O cartão em Braille é uma demanda antiga dos passageiros com deficiência visual. “Sem essa tradução, essas pessoas muitas vezes pegam outro cartão para apresentar ao motorista, como o de banco por exemplo, por não terem como saber se o cartão é o de transporte ou não. Com a tradução em Braille, isso será solucionado”. Essas duas medidas serão concretizadas o quanto antes.

Outros pontos

A empresa também está estudando a possibilidade de permitir a entrada e saída dos deficientes visuais pela porta dianteira do ônibus, para evitar a dificuldade desses passageiros com a catraca e facilitar a saída com o auxílio do motorista, caso seja necessária. Outra medida que possivelmente será implantada é a parada dos ônibus fora do ponto, para facilitar a entrada dos deficientes visuais. Também participaram da reunião, entre outras pessoas, a presidente do CMDPD, Talita Moreira, o diretor administrativo da Apae, Luiz Antônio Lopes Garcia, o gestor executivo municipal de Trânsito, Oseas Martins, e a diretora executiva municipal de Trânsito, Sueli Ortiz.