Evento ocorre no Centro Esportivo Kim Nozaki, a partir das 10 horas, com o espetáculo ‘Inuntensílio’
Neste sábado (22), a Unidade Executiva de Cultura e Turismo realiza a segunda edição do Projeto Cultura na Praça, que tem como objetivo descentralizar as atividades culturais e artísticas levando aos bairros opções de entretenimento por meio da arte e da cultura. O evento ocorre no Centro Esportivo Kim Nozaki, no Jardim Promeca, a partir das 10 horas.
O Cultura na Praça ocorre uma vez ao mês e vai circular por praças de diversos pontos e bairros de Várzea Paulista. “Nossa proposta é levar as atividades culturais aos bairros, para todos os públicos, tornando essas ações mais próximas do munícipe”, informa a gestora executiva de Cultura Renata Câmara. “Nossa proposta é que o projeto chegue no maior número de bairros possíveis, transformando as praças do município em um ponto de convivência de todos e para todos”, afirma.
De acordo com a gestora executiva, o projeto incentiva as produções culturais e valoriza os artistas locais, revelando novos talentos. “Isso também gera uma formação de público, sendo um agregador junto à comunidade, pois cada praça receberá uma atividade diferenciada e com programação específica, sempre repleta de música, dança, teatro e cinema realizada pelos artistas locais”, conclui Renata.
O evento também conta com feira de artesanato e distribuição de livros. O Centro Esportivo Kim Nozaki está localizado próximo ao número 595, da Rua Victorio Spinucci, no Jardim Santa Lucia.
Programação:
10h: Banda Sinfônica Musicarte;
11h: Espetáculo Inutensílio – Cia Terrível (Circuito SP);
12h: Aulão de Ritmos – Equipe Sandra Yumi.
Primeira edição
No dia 17 de setembro, aconteceu a primeira edição do projeto, na Praça Castro Alves. O evento contou com a participação de 250 pessoas e teve como principal atração, o espetáculo “Circo ao Céu aberto”, apresentação realizada pelo projeto CIRCUITO SP, do Programa Juntos Pela Cultura, do Governo do Estado.
Espetáculo Inutensílio – Cia Terrível
Espetáculo circense, em que Vanilla e Arguta brincam de imaginar, passeando por danças, mini-bicicleta, monociclo, técnicas de malabares com claves, bolas e facões. Trazem para a cena seu mundo possível: construções imagéticas e o que julgam ser seus inestimáveis inutensílios. A montagem é permeada pela obra homônima do escritor Paulo Leminski e pelas inquietações das artistas sobre qual a função do riso.
Sobre o Circuito Cultural SP
O CircuitoSP é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerido pelo Amigos da Arte, que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da circulação de apresentações e ações formativas de artistas e grupos com comprovada relevância em municípios de todas as macrorregiões, com portes populacionais e econômicos diversificados, em parceria com prefeituras municipais.
Os 120 municípios parceiros de 2022, selecionados através do programa Juntos Pela Cultura, recebem quatro espetáculos no segundo semestre, de forma a diversificar a oferta cultural nas regiões e compor programação artística de qualidade, valorizando teatros, centros culturais e espaços alternativos locais.
O CircuitoSP fortalece ainda as ações formativas, nas quais os artistas escalados podem trocar experiências e conteúdos com alunos de escolas públicas, ONGs, outros espaços de formação e aprendizado e o público em geral depois dos espetáculos. Depois de dois anos no formato online, com conteúdo disponível na Plataforma #CulturaEmCasa, o CircuitoSP volta a acontecer presencialmente em 2022.
Confira a programação da região e de todo o Estado em: amigosdaarte.org.br.
De acordo com o diretor administrativo de Cultura e Turismo, Bruno Fonseca é a segunda vez, que Várzea Paulista é selecionada para participar do Circuito Cultural SP. “Recebemos diversas atrações e espetáculos gratuitos para a população. A cidade só tem a ganhar com essas parcerias, uma vez que conseguimos descentralizar as ações e diversificar ainda mais a programação cultural da cidade”, conclui o diretor.