CEMEB Juvelita realiza peça teatral em celebração ao Dia Nacional do Surdo

Destaques Educação - Destaques Notícias

Ação buscou conscientizar de forma lúdica e educativa os estudantes, além de homenagear especialmente o colega de classe Pedro Lins, que é deficiente auditivo

Dia 26 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Surdos, e para celebrar a data, os alunos da CEMEB Professora Juvelita Pereira da Silva, assistiram a apresentações musicais e a uma peça teatral educativa, tudo com a utilização da linguagem de sinais. A ação foi elaborada pela professora Dilma Rodrigues, em parceria com os alunos do quinto ano da escola, para conscientizar as crianças sobre a data, de uma forma lúdica, para que os alunos sejam multiplicadores da mudança na comunidade. Os alunos homenagearam o colega de classe Pedro Lins, de 10 anos, que é o único surdo da escola e estuda com a turma, desde seu primeiro ano.

A peça de teatro Pantomima (teatro gestual que faz o menor uso possível de palavras e o maior uso de gestos através da mímica), contou a história de uma médica que não entendia os sintomas de seus pacientes, por dificuldade de comunicação e, por isso, acabava os maltratando. A história demonstra sobre a importância de encontrar uma maneira de se comunicar com o outro, pois sem isso, de nada adianta a pessoa estar no ambiente. Além disso, a apresentação frisou como é essencial todo tipo de comunicação, para que todos entendam e se sintam incluídos.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, que ficou emocionado com a homenagem, disse que sua segunda-feira não podia ter começado melhor. “Eu já conhecia a professora Dilma, pelo lindo trabalho que ela faz na rede. A peça retrata uma realidade, que busco mudar com consciência e políticas públicas, para que isso não aconteça em nosso município”, comentou. “No meu governo criei o chefe de departamento PCD, pois o direito de ir e vir tem que ser de todos, fechei um convênio com a Ateal (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem), que visa auxiliar os pacientes que são deficientes auditivos, desta forma busco demostrar que todos tem os mesmos direitos”, finalizou.

A inclusão é um direito de todos

De acordo com a idealizadora da peça teatral e professora da rede municipal, Dilma Rodrigues, a interação na peça entre o ouvinte com o surdo proporciona um aprendizado gigantesco. “O Pedro nos inspira, por isso, fazer a peça é uma forma de compartilhar aprendizado, respeito e empatia. Todos devem ir juntos em busca desse aprendizado, não só as pessoas com deficiência”. Segundo a diretora da Cemeb Juvelita, Ana Cláudia, a peça é uma forma de conscientização da sociedade em geral. “Além de facilitar a comunicação e inserir o Pedro no ambiente”, comentou.

“Muito obrigada a todas as pessoas, peço muitas palmas para todos”, relatou o aluno Pedro em libras, enquanto a professora foi a responsável pela tradução de sua mensagem.
“O que estou sentindo é gratidão, por saber que tem pessoas de olho e buscando a inclusão, meu filho é muito acolhido aqui na escola, fico sem palavras para agradecer todo o suporte que recebo”, relatou a mãe do pequeno Pedro, Angélica Maria Lins.