Prefeitura de Várzea Paulista inaugura projeto Biblioteca Nitro

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Iniciativa foi instalada na Biblioteca Municipal e consiste em 720 itens, sendo 420 livros e 300 jogos e brinquedos lúdicos

Nesta sexta-feira (23), a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Executiva de Cultura promoveu a inauguração da Biblioteca Nitro – Projeto Pequenos e Grandes Leitores, da empresa Laranjeira Cultural, que é patrocinado pela empresa Nitro Química. A iniciativa foi instalada na Biblioteca Municipal e consiste em 720 itens infantis, sendo 420 livros e 300 jogos e brinquedos, dentre os materiais estão títulos em Braille, sobre a cultura Indígena e Africana, além dos brinquedos que visam a inclusão de pessoas com deficiência.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, a leitura é essencial para o desenvolvimento da criança, pois ler é como viajar sem sair do lugar. “Crescemos muito nos últimos 10 anos, e esse espaço lúdico vem para enriquecer ainda mais o espaço da nossa cidade, por isso, é muito importante essa parceria, tendo em vista que a cultura é a identidade do nosso município. Esse espaço lúdico traz para nossas crianças uma socialização que a tecnologia os impedem de ter e o coletivo é uma coisa que não podemos perder”, finalizou.

De acordo o diretor da empresa Laranjeira Cultural, Irineu Ferreira, esse projeto de incentivo à cultura ocorre há mais de 20 anos. “Nosso objetivo é incentivar o lúdico, o crescimento das crianças através da leitura, isso nos traz uma alegria e satisfação enorme. É a primeira vez que o projeto vem para essa região e estamos felizes por ser em Várzea Paulista, pois agora, a cidade está marcada em nosso coração”, comentou.

A importância do lúdico

Para o representante da empresa Nitro Quimica, Munir Guarez, no começo do ano a empresa chegou à cidade com a Paulifertil. “Nossa empresa, além de gerar produção de renda e emprego para região, acreditamos que podemos ajudar a cidade a se desenvolver na cultura e na educação, por isso, buscamos incentivar o município, para trazer crescimento para as crianças da primeira e segunda infância”, frisou.

“Tudo aquilo que se faz para a educação nos primeiros anos, é para melhorar e engrandecer nossas crianças. Agradeço por esse evento e por essa parceria”, relatou o Presidente da Câmara Municipal, Mauro Aparecido.

Segundo a gestora executiva de Cultura, Renata Câmara, criar um espaço voltado para a Primeira Infância é essencial. “Ter esse projeto fomenta nossa educação, traz vida para a biblioteca municipal, visto que ela tem um público muito alto de crianças, por isso, a intenção desse espaço é trazer vida para que as pessoas tenham acesso à biblioteca. Esse projeto será desenvolvido junto com os Centros Educacionais e para as famílias que utilizam os Cras, Creas e Criança Feliz”, finalizou.

Próximos passos

Uma das propostas da Unidade Executiva de Cultura para incentivar a leitura é a capacitação oferecida pela Laranjeira Cultura, no dia 29 de setembro, das 8 às 12, para 35 educadores servidores, para que desta forma, eles possam entender a melhor maneira para levar a leitura até o seu público.