Unidade Gestora de Saúde promove palestra e entrega cartilhas sobre Saúde Mental

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Evento reuniu profissionais da área da Atenção Básica e Saúde Mental de Várzea Paulista

Na tarde de quarta-feira (21), a Unidade Gestora Municipal de Saúde realizou uma palestra destinada aos profissionais da Atenção Básica e da Saúde Mental, para abordar sobre os cuidados com a Saúde Mental. A capacitação ocorreu no auditório da Praça CEU, com o objetivo de auxiliar os profissionais a realizar atendimento as pessoas com transtornos mentais.

A palestra foi ministrada pela psiquiatra Ana Carolina Martins, que orientou os profissionais sobre o tema, explicando como o paciente é afetado, quais são os sinais e como os familiares, colegas e boas relações no ambiente de trabalho podem ajudar a prevenir possíveis transtornos. Além disso, foi apontado como a pandemia afetou a população, agravando a saúde mental, principalmente entre os adolescentes, na qual 70% deles apresentam ter algum transtorno após o período pandêmico.

“Não temos como negar que a Saúde Mental seja transversal. Com a pandemia isso ficou muito claro, principalmente entre os adolescentes”, disse a psiquiatra. “Precisamos falar sobre esse tema tão importante para um público que lida diretamente com estes pacientes. Nós temos o objetivo de sensibilizá-los de uma prática fundamental e necessária, mas ainda incipiente, de como a Atenção Básica pode melhorar o cuidado da saúde mental”, complementou.

Além disso, foram distribuídas cartilhas, com o intuito de melhorar as ações feitas pela Atenção Básica no município. “Quando começamos a trabalhar com a Saúde Mental, pensamos que seria importante realizar uma comunicação permanente. A cartilha é um instrumento de diálogo entre os serviços”, disse psicóloga Sandra Silvestrine.

“O tema é de suma importância. A cartilha elaborada na presença de todos os profissionais da área técnica da nossa rede de assistência à saúde e tem o foco em orientar os profissionais da área da Saúde. É uma ferramenta estratégica para complementar as ações já contempladas na rede”, disse o gestor municipal de Saúde, Fernando Collage.

Caso você precise de ajuda ou conheça alguém que está passando por problemas psicológicos, ligue para o número 188 ou acesse o site www.cvv.com.br para pedir ajuda.