Projeto Cultura na Praça traz o espetáculo ‘Circo a Céu Aberto’ a Várzea Paulista

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Apresentação acontece neste sábado (17), às 10h30, na Praça Castro Alves

Neste sábado (17), a Unidade Executiva de Cultura e Turismo de Várzea Paulista lança o Projeto Cultura na Praça, que tem como objetivo descentralizar as atividades culturais e artística levando aos bairros opções de entretenimento por meio da arte e da cultura.

O evento tem como principal atração o espetáculo “Circo ao Céu aberto”, uma apresentação realizada pelo projeto CircuitoSP, do Programa Juntos Pela Cultura do Governo do Estado. Além da realização de uma Roda de Capoeira e uma performance de Sertanejo com Buoena Jones. O evento também conta com feira de artesanato e distribuição de livros. A praça Castro Alves está localizada no bairro Vila São José, próximo ao Vencedor Atacadista.

Cultura na Praça

O projeto Cultura na Praça será realizado uma vez ao mês e vai circular por praças de diversos pontos e bairros de Várzea Paulista. “Nossa proposta é levar as atividades culturais aos bairros, para todos os públicos, tornando essas ações mais próximas do munícipe”, informa a gestora executiva de Cultura Renata Câmara. “Nossa proposta é que o projeto chegue no maior número de bairros possíveis, transformando as praças do município em um ponto de convivência de todos e para todos”, afirma.

De acordo com a gestora executiva, o projeto incentiva as produções culturais e valoriza os artistas locais, revelando novos talentos. “Isso também gera uma formação de público, sendo um agregador junto à comunidade, pois cada praça receberá uma atividade diferenciada e com programação específica sempre repleta de música, dança, teatro e cinema realizada pelos artistas locais”, conclui Renata.

Programação do Cultura na Praça

10h30: Espetáculo “Circo a Céu Aberto” – Circuito SP;

12h00: Roda de Capoeira;

13h00: Sertanejo com Buoena Jones.

Próximas Datas e Regiões

• 23 de outubro (Domingo), Jardim Promeca;
  • 26 de novembro (Sábado), Parque Guarani;
  • 18 de dezembro (Domingo), Jardim América I.

Sobre o Circuito Cultural SP

O CircuitoSP é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerido pelo Amigos da Arte, que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da circulação de apresentações e ações formativas de artistas e grupos com comprovada relevância em municípios de todas as macrorregiões, com portes populacionais e econômicos diversificados, em parceria com prefeituras municipais.

Os 120 municípios parceiros de 2022, selecionados através do programa Juntos Pela Cultura, recebem quatro espetáculos no segundo semestre, de forma a diversificar a oferta cultural nas regiões e compor programação artística de qualidade, valorizando teatros, centros culturais e espaços alternativos locais.

O CircuitoSP fortalece ainda as ações formativas, nas quais os artistas escalados podem trocar experiências e conteúdos com alunos de escolas públicas, ONGs, outros espaços de formação e aprendizado e o público em geral depois dos espetáculos. Depois de dois anos no formato online, com conteúdos disponíveis na Plataforma #CulturaEmCasa, o CircuitoSP volta a acontecer presencialmente em 2022.

Confira a programação da região e de todo o Estado em: amigosdaarte.org.br.

De acordo com o diretor administrativo de Cultura e Turismo, Bruno Fonseca está é a segunda vez, que Várzea Paulista é selecionada para participar do Circuito Cultural SP. “Recebemos diversas atrações e espetáculos gratuitos para a população. A cidade só tem a ganhar com essas parcerias, uma vez que conseguimos descentralizar as ações e diversificar ainda mais a programação cultural da cidade”, conclui o diretor.