Prefeitura de Várzea Paulista promove entrega de cadeiras de rodas para os Cras e realiza palestra de conscientização do Setembro Verde

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Ação buscou conscientizar as equipes sobre a forma correta de abordar e tratar uma pessoa com deficiência sempre visando a empatia e o respeito

Na manhã de sexta-feira (9), no auditório da praça CEU, a Prefeitura de Várzea Paulista por meio da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social promoveu uma palestra de conscientização e inclusão de pessoas com deficiência (PcD) pelo Setembro Verde, para servidores dos Cras (Centro de Referência da Assistência Social). Ao final do encontro houve a entrega de três cadeiras de rodas, uma para cada Centro: Norte, Central e Leste.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, falou sobre a importância da inclusão de forma muito emocionada. “Eu sou pai e minha filha também é PcD, ela tem uma paralisia leve, e eu sei que é muito importante a questão da capacitação, do acolhimento e humanização, por isso pela primeira vez na história da nossa cidade, existe um departamento só para pessoa com deficiência, chefiado por uma pessoa PcD”, comentou. “As cadeiras vêm para dar o suporte a equipe, pois eu quero ajudar o servidor para que lá na ponta ele possa ajudar o munícipe, o acolhendo de forma humanizada”, finalizou.

De acordo com a chefe de departamento da Pessoa com Deficiência de Várzea Paulista, Talita Moreira, tem orgulho de levar informações a outras pessoas. “Eu como pessoa com deficiência me sinto privilegiada por representar esse grupo de pessoas, os desafios pela frente são grandes, porém estamos conquistando nossos espaços e buscando preservar nossos direitos. Além disso, recebemos muita força da atual gestão do professor Rodolfo que tem dado todo apoio a essa causa tão nobre”, relatou.

Inclusão social

Para o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques,
se colocar no lugar do outro é muito importante. “Quando eu sinto a dor do outro, eu não estou fazendo o melhor pro outro, estou fazendo o melhor para mim, e hoje eu sai dessa palestra não só como um gestor melhor, mas como uma pessoa melhor”, disse. “A maior deficiência não está no corpo do deficiente, mas está na alma do preconceituoso”, completou o gestor.

Segundo a gestora executiva de Desenvolvimento Social, Giany Póvoa, é necessário estabelecer diálogos sobre pessoas PcD para saber como agir, demonstrando que a pessoa com a deficiência tem uma rede de apoio. “Nós da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social repassamos R$ 800 mil para APAE, que é nossa maior rede de atendimento e monitoramento para pessoas com deficiência de nossa cidade”.

Os representantes dos Centros de Referência, Fabiana Vieira do Cras Oeste, Leandro Gonzaga, do Cras Central e Valdirene Miranda, do Cras Norte, aprovaram a doação e relataram o quanto as cadeiras facilitam o atendimento das pessoas com deficiência.