Primeira edição dos jogos escolares de Várzea Paulista chega à fase setorial

Destaques Educação - Destaques Esporte e Lazer - Destaques Notícias

Na terça-feira (06), foi a vez das CEMEBs Edite Schneider, Carlos de Almeida e Manoel Caetano da região Centro-Oeste disputarem as provas de atletismo

A Prefeitura de Várzea Paulista realiza pela primeira vez a edição dos ‘Jogos Escolares: Várzea no Pódio’ e nesta terça-feira (06), foi a vez das CEMEBs Edite Schneider, Carlos de Almeida e Manoel Caetano da região Centro-Oeste disputarem as provas de atletismo. A competição aconteceu pela fase setorial, que dividiu a cidade em três regiões (Norte, Centro-Oeste e Leste), onde cada escola disputa dentro da sua região, para depois os campeões do período da manhã e da tarde de cada região, disputar as finais, que ocorrerão no mês de novembro.

De acordo com o Prefeito professor Rodolfo Braga, toda a rede municipal participa dos jogos, cada uma de acordo com sua faixa etária. “É muito gostoso ver os professores alegres com seus alunos, parabenizo a todos pelo empenho. E aos alunos ressalto que são todos campeões pois participar efetivamente dos jogos já é uma vitória. Estou extremamente alegre de ver todos aqui”, finalizou o prefeito entusiasmado.

Centenas de crianças participaram das provas do atletismo, que foram divididas nas seguintes: arremesso de pelota, arremesso de disco, salto em altura, salto em distância, corrida de 25, 50 e 100 metros, além da corrida de revezamento. Todas as competições ocorreram para meninos e meninas do IV e V ano, que tem entre 9 e 11 anos.

Comoção dos presentes

A gestora de Educação Magali Souza comentou sobre essa ser a primeira vez que ocorre os jogos escolares envolvendo escolas municipais de Várzea Paulista. “É notável a alegria dos alunos, não só em ganhar, mas eles estão felizes em participar, em fazer parte de uma modalidade esportiva”, relatou. “Essa competição, pode estar despertando novos talentos e habilidades que nem eles mesmos sabiam que tinham, e depois de um processo de pandemia, os alunos ficarem juntos é muito importante”, finalizou.

O gestor de Esportes, Leonardo Lopes frisou sobre como é importante para os jovens praticar atividades físicas. “É uma geração que não tem costume de brincar na rua, por isso, oferecemos atividades para que eles descubram novas coisas, quem sabe se apaixonem e comecem a praticar e disputar alguma modalidade, representando a cidade”.

De acordo com a diretora pedagógica Glauce Rocco, esse momento é prazeroso e promove a interação entre diferentes grupos. “Essa vivência que eles estão tendo é algo que jamais apagarão da memória, pois essa convivência é essência”.

Professores entusiasmados Segundo o professor Fabiano Mantovani, os Jogos Escolares estão sendo feitos em todas as escolas municipais. “O objetivo da competição é lapidar os alunos para que eles desenvolvam o gosto pelo esporte e possam pratica-lo”, disse.

A professora de Educação Física Maricelia Araújo, fala sobre a importância para as crianças de fazer algo diferente. “Os alunos voltaram para a escola após a pandemia sem coordenação motora e com várias dificuldades, e essas atividades proporcionam melhoria para eles, nesse aspecto e no convívio social”, comentou.