No Setembro Verde, Várzea Paulista celebra conquistas para pessoas com deficiência

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Entre as novidades, estão a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o convênio com a Ateal, que atende varzinos com deficiência auditiva

O Setembro Verde é uma campanha nacional para conscientizar a população sobre a importância de incluir as pessoas com deficiência. Neste mês tão simbólico, Várzea Paulista tem muitos avanços para comemorar. Recentemente, a cidade ganhou o CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e a Prefeitura assinou convênio com a Ateal (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem), para atender 150 pacientes varzinos com aparelhos auditivos e exames complementares. Saiba mais sobre essas e outras conquistas do município.

Colegiado em favor das pessoas com deficiência

Criado este ano, o CMDPD foi empossado em 15 de junho. O primeiro mandato de 2 anos já se iniciou. Os membros que tomaram posse já começaram a trabalhar na fiscalização, proposição e acompanhamento de políticas públicas voltadas aos munícipes com deficiência.

A presidente do CMDPD e chefe de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura, Talita Albuquerque Moreira, afirma que a deficiência física que possui há 14 anos a tornou uma pessoa melhor, mais empática e consciente de seu lugar na sociedade. E a vontade é de ajudar muito a construir uma sociedade que inclua de verdade as pessoas com deficiência, que, segundo ela, ensinam pelo exemplo, inclusive com a sabedoria demonstrada nas adversidades.

“Meu objetivo como presidente do CMDPD é ouvir os anseios das demais pessoas com deficiência, humanizar as relações, acolhê-los com afeto, respeitá-los por meio de ações e, acima de tudo, amá-los independentemente de quaisquer circunstâncias. É a receita para eliminarmos as barreiras invisíveis do preconceito e discriminação”, declara.

Conheça as ações realizadas em Várzea Paulista:

Convênio da Ateal

150 pacientes varzinos com deficiência auditiva passam a ser contemplados com aparelhos auditivos e exames complementares, graças ao convênio firmado pela Prefeitura e Ateal, em 22 de junho, na sede da associação, em Jundiaí.

Veículo adaptado

Pacientes oncológicos (em tratamento contra o câncer) com deficiência contam agora com uma Spin adaptada para seu transporte a consultas e exames fora de Várzea Paulista. O carro, entregue 0 km em março, foi adquirido por meio de emendas impositivas (designações do uso de quantias determinadas de recursos municipais para fins específicos, feitas por parlamentares) do vereador Mauro Aparecido e do então vereador Nil, feitas em 2020, complementadas com uma quantia paga pelo executivo municipal.

Convênio TODAS in-Rede

A parceria com o Governo do Estado de São Paulo é um programa de empoderamento de mulheres com deficiência no município. Trata-se de um conjunto de ações para incentivá-las ao mercado de trabalho, com capacitação, para ajuda-las na busca pela independência financeira.

Atendimentos odontológicos adaptados

O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) conta agora com adaptações para atender de forma mais adequada pacientes com algum tipo de deficiência.

Cartão de estacionamento

Já existe um cartão de estacionamento exclusivo para pessoas autistas. Para conferir como pedir, contate a Unidade Gestora de Trânsito, por meio do telefone 4595-4009, ou pessoalmente, na Avenida Bertioga, 881 — Vila Tupi. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Servidores treinados

Capacitação e treinamentos de servidores do Suas (Sistema Único de Assistência Social) para um melhor atendimento a pessoas com deficiência.

Libras para servidores

Um curso com 70 vagas está disponível para todos os servidores públicos municipais que atuam na linha de frente de atendimento a PCDs (pessoas com deficiência).

Acervo em Braille

Há uma série de livros em Braille na Biblioteca Municipal, disponíveis para quem tem deficiência visual e curte uma boa leitura.

Cadeiras de rodas

Esse importante e necessário auxílio a pessoas com mobilidade reduzida agora está disponível nos três Crass (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade, enquanto o paciente que precisa da cadeira permanece no local.

Convênio Calçada Acessível

A Prefeitura iniciará, em breve, a adequação das calçadas do centro da cidade, onde existe o maior fluxo de pessoas.

Van adaptada

O veículo, adquirido pela Prefeitura, será entregue em breve para beneficiar mais munícipes com deficiência atendidos pelo poder público municipal.

Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência

O novo espaço público varzino será implantado em breve, para prestar, de forma centralizada e agilizada, todas as informações pertinentes a todas as PCDs.

Cartilha de conscientização

O material socioeducativo para pessoas com deficiência traz dicas de relacionamento e logo começará a ser distribuído em todos os equipamentos públicos de Várzea Paulista.

Cartão de apresentação em Braille

Os gestores municipais (responsáveis por Unidades Gestoras) e gestores executivos da Prefeitura agora têm o cartão com essa linguagem, o que permitirá a identificação dos meios de contato presentes no cartão para as pessoas com deficiência visual que se reunirem com eles. Se houver necessidade de outros materiais em Braille em algum setor específico da Prefeitura, isso também será implantado.