Prefeitura entrega 120 cestas de frutas e legumes do programa Cesta Verde

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Ação foi realizada no Centro Comunitário; desde junho, 1.408 famílias foram beneficiadas por cestas do programa em Várzea Paulista

Nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, diante da necessidade de reforço alimentar para a população, promoveu a entrega de 120 kits alimentares do programa Cesta Verde (com 10 kg de verduras, frutas e legumes cada), no Centro Comunitário da Vila Real. É o fruto de uma parceria entre os Governos Municipal, Estadual e Federal.

Desde 13 de junho, 1.408 famílias varzinas em situação de vulnerabilidade atendidas pelos Crass (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência de Assistência Social) têm sido beneficiadas com as cestas do programa.

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, participou da entrega das cestas em parceria com a equipe da pasta municipal. Diante da alegria dos beneficiados, o mandatário mostrou estar comovido com a ação e orgulhoso de toda sua equipe. “Ações como essa me deixam alegre não só como prefeito, mas como cidadão, pois ajudar é o melhor que podemos fazer, até porque, quando começamos a trabalhar com pessoas, temos que humanizar a relação que estabelecemos com elas”, declarou o prefeito.

De acordo com o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques, a maior demanda do programa é do lado norte da cidade, onde se concentram pessoas em situação de vulnerabilidade. “Com essa ação, a gente consegue atingir o maior número de pessoas. Dessa forma, conseguimos auxiliar a alimentação dos munícipes, fornecendo uma fonte de alimento, além dos programas sociais que Várzea Paulista já tem”, relatou.

Todo dia é dia de ajudar

Segundo a gestora executiva de Desenvolvimento Social, Giany Póvoa, o programa complementa a alimentação dos munícipes. “A Cesta Verde é usada para completar o que a cesta básica não fornece. Por isso, esses itens são muito importantes para a alimentação, com o intuito de proporcionar novos hábitos alimentares. O Cras Oeste chegou até a passar vídeos para orientar as pessoas sobre como preparar os alimentos”, comentou.

A chefe do Centro Comunitário, Dalila Alves, frisou como é
gratificante ver a alegria das famílias recebendo os alimentos. “A maioria das pessoas aqui não tem condição de comprar esse tipo de alimento, razão pela qual esses alimentos vêm para completar a mesa do pessoal”, relatou.

Moradora do Vila Real há 30 anos, Damiana Aparecida de Paula Lima Souza destacou a importância da entrega. “Essa ação ajuda muito a gente dentro da minha casa, na nossa renda. A gente economiza com essa ajuda e consegue comprar outras coisas. Eu, por exemplo tenho três filhos, e os programas sociais da cidade me ajudam muito. Eu pego leite para minha filha (programa do Governo Estadual com distribuição de leite no município). Vou fazer o curso de manicure que vai ser oferecido no Centro Comunitário. Acho ótimo”, completou.

Como doar?

Para doar roupas, alimentos, calçados entre outras coisas ao Centro Comunitário, basta comparecer ao local, que a equipe encaminhará as doações a quem necessita. O órgão está localizado na Rua Bilak, s/n — Vila real, e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.