Prefeitura de Várzea Paulista firma convênio com a Ateal para auxiliar pessoas com deficiência auditiva

Destaques Governo e Administração - Destaques Notícias Saúde - Destaques

150 pacientes varzinos com problemas auditivos serão contemplados, em breve, com aparelhos auditivos, além de exames complementares

Na tarde desta segunda-feira (22), a Prefeitura de Várzea Paulista, em parceria com a instituição Ateal (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem), assinou um termo de fomento, que visa a auxiliar os pacientes que são deficientes auditivos, fornecendo aparelhos auditivos e exames complementares. A ação beneficiará, em breve, 150 pacientes varzinos. O ato oficial foi sacramentado na sede da associação, em Jundiaí.

A discussão do convênio se iniciou com um recurso legislativo, feito há alguns meses, destinado pela Unidade Gestora Municipal de Saúde à Câmara Municipal, com o intuito de suprir a necessidade dos pacientes que precisam de reabilitação auditiva, atendendo 150 pacientes que serão contemplados com os aparelhos auditivos e exames conquistados com a assinatura.

No encontro, foi discutida a importância da inclusão dos deficientes auditivos e de ensiná-los a se comunicar. “Nós temos que mudar a realidade de que o surdo é mudo. Ele não fala por uma condição cultural segundo a qual a família acha que ele não vai conseguir falar”, disse a fundadora superintendente da instituição, Mariza Pomilio. “Nós (a instituição) estamos achando que é um convênio inovador no sentido da forma como ele foi gerenciado para que isso pudesse ocorrer e a dedicação dos vereadores em realmente conhecer a problemática, entender como seria e mostrar para o prefeito a necessidade que a população sentia com isso. Será um convênio que atenderá à demanda necessária”, ressaltou.

“Me encanta trabalhar com inclusão social. É como disse a superintendente Mariza: é possível o surdo falar. Então, quando a gente fala em inclusão social, ofertando condições de qualidade de vida por meio de políticas públicas, essa é a nossa tarefa principal”, disse o prefeito professor Rodolfo Braga.

O evento também contou com a presença do vice-prefeito Fernando Pasqualino, dos vereadores Adrianin, Mauro Aparecido (presidente da Câmara), Hulk, Alex Godói, Giba Moraes, Valdecir da Costa e Dr. Eliseu, além da presença da chefe do departamento de pessoas com deficiência física da Prefeitura, Talita Albuquerque Moreira, o gestor municipal de Saúde, Fernando Collange, e a assessora jurídica da Saúde, Dra. Cláudia Di Stefano.

Próximos passos

Devido ao período de eleições, a emenda não pode ser assinada para a liberação dos aparelhos. Portanto, a ação terá início até o final do ano.