Várzea Paulista homenageia Cláudio Negro, primeiro varzino a conquistar um lugar no UFC

Destaques Esporte e Lazer - Destaques Governo e Administração - Destaques Notícias

Após se reunir com autoridades da cidade, familiares e amigos no Gabinete da Prefeitura, o pugilista percorreu vias da cidade, em uma carreata animada

Na terça-feira (16), o lutador Cláudio Ribeiro Negro, morador de Várzea Paulista praticamente desde o nascimento, levou o nome da cidade a um posto de muito prestígio nas artes marciais. Após nocautear, na categoria peso-médio (até 84 kg), o mexicano Iván Valenzuela em apenas 25 segundos, com um cruzado de esquerda no Contender Series, em Las Vegas (EUA), ele se tornou o primeiro atleta do município a ser contratado para as lutas de UFC. Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Várzea Paulista, familiares e amigos renderam homenagens ao pugilista, que se prepara para buscar novas vitórias.

Inicialmente, o lutador, e sua esposa, Clyza Soares Ribeiro, estiveram com o prefeito professor Rodolfo Braga, o vice-prefeito Fernando Pasqualino, antigo conhecido e apoiador de Negro, e outras autoridades municipais, no gabinete do prefeito. Os  compartilharam detalhes da grande festa na região, após o nocaute histórico, e o lutador explicou um pouco a trajetória, desde o boxe e a rotina pesada de treinos até os grandes cuidados com o corpo, inclusive para manter o peso exigido na categoria.

Na segunda parte da homenagem, uma animada carreata trouxe, no carro principal, o sorridente lutador, com a bandeira da cidade, familiares — incluindo a esposa, pai, irmã, e cunhado —, e um amigo, e, em outros carros, os mestres que o treinaram e outros amigos. O percurso por vários bairros da cidade e pelo Centro teve como destaque o Jardim Promeca, onde o pugilista e a mulher moraram por quase dez anos. Viaturas da Defesa Civil, GCM (Guarda Civil Municipal), Unidade Gestora Municipal de Trânsito e Guarda Ambiental completaram o desfile.

Trajetória e gratidão ao município

Negro morou em vários bairros de Várzea Paulista e lembra episódios marcantes na cidade, o amor pelo esporte despertado na cidade, a escolha pelo boxe e o caminho até chegar à conquista histórica desta semana.

“Tenho só a agradecer o carinho enorme que todo mundo tem aqui. O Fernando (Pasqualino), desde antes de ser vereador me ajudava. O professor Rodolfo me ajudou na época da escola Naline (Jardim Buriti), com os passes (projeto de lei, quando era vereador, para facilitar transporte de alunos). Eu morava na Vila Real e vinha estudar no Buriti”, afirmou. “Sempre gostei de esporte, sempre joguei de tudo. Gostava de dançar. Aí um dia, um colega meu da igreja falou: ‘Cláudio, quer fazer aula de boxe?’. Falei: ‘Quero, cara’. Pensei em Muhammad Ali, Mike Tyson e tal (pugilistas de muito sucesso) e fui”.

Com alguns títulos na modalidade, Negro mudou-se para Itatiba, onde migrou para o muay thai e jiu-jitsu. Dessas artes marciais, migrou para o MMA, quando passou a competir profissionalmente. Na terça-feira (16), veio o grande salto, para o UFC. Agora são dez vitórias na carreira, sendo treinado pelos mestres Jean e Kris Pelou, em Jundiaí, e duas derrotas.

E a gratidão vai além. Cláudio, que deve começar a lutar pela organização ainda neste ano, quer viabilizar o mais breve possível, em Várzea Paulista, um local amplo e com boas condições para formar novos atletas e campeões na cidade, possivelmente tendo apoio da Prefeitura, inclusive. “A gente vai abrir um CT (centro de treinamento) aqui, para criar um celeiro, não só no MMA, mas também no boxe, kickboxing, muay thai. Tem um pessoal bom no futebol, no karatê, no judô, jiu-jitsu. A gente vai fazer um centro de treinamento muito grande”, declarou.

O prefeito fez questão de enaltecer a importância histórica de que um atleta leve o nome da cidade, por meio do esforço e talento esportivo, tão longe, como fez o lutador. “Assisti à luta. Foi uma emoção muito grande, uma representatividade no esporte, por ser um atleta varzino. Isso leva o nome de nossa cidade. Ele estava em Las Vegas e só não estava com a bandeira de Várzea Paulista porque não era permitido fazê-lo. É um representante com muito futuro no UFC”, disse Braga.

Segundo o mandatário, a administração municipal quer dar cada vez mais e melhores condições para formar novos campeões. “Temos o projeto Várzea Paulista no Pódio, já aprovado pela Câmara Municipal e passando por regulamentação, para que a gente possa dar mais incentivos ainda, para termos mais campeões representando Várzea Paulista. A nossa tarefa é fazer políticas públicas para que tenhamos outros vencedores como ele. E qualquer projeto que ele quiser fazer aqui na cidade será muito bem-vindo”, finalizou o prefeito.

Presenças

Entre os presentes nas homenagens, estiveram o comandante da GCM, Dejair Pellini, o gestor executivo municipal de Segurança Pública, Dr. Ricardo Rodrigues, e o mestre de capoeira com ampla história no município e longa amizade com o pugilista, Bola 7.