Sábado (27) tem Bate-papo de Cinema Pontos MIS

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Apresentação do filme Ménage será seguida de bate-papo com a equipe

No sábado (27), a partir das 18 horas, o Pontos MIS apresenta o projeto Bate-papo de Cinema, que realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do Museu, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção.

O filme que será apresentado ao vivo será “Ménage”, que conta a história de três políticos corruptos de um pequeno partido envolvidos em uma trama de sexo, drogas e traição, com uma narrativa ágil e onírica. O longa foi produzido com baixo orçamento e foca um escândalo protagonizado por figuras públicas imorais dando a ver a dimensão patológica de suas masculinidades tóxicas.

Classificado como do gênero fantástico flerta com o thriller político e de terror, resultando um filme original que testemunha inventividade e disposição do realizador para um trabalho autoral.

O filme tem classificação de 16 anos e acessibilidade em libras. O link de acesso ao filme direto na página do Pontos MIS no Vimeo, pode ser conferido aqui: https://vimeo.com/showcase/9363674.

Sobre os convidados:

Luan Cardoso – diretor Luan Cardoso, 27 anos, é responsável pela criação do coletivo de cinema “Quixó Produções” criado em 2010. Desde então realizou cerca de 100 trabalhos como Diretor de Fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, mais de 40 videoclipes, dois longas-metragens e diversas webs séries documentais. Na música realizou documentários, fotos, videoclipes de João Donato, Ná Ozzetti, Juçara Marçal, Jards Macalé, Ednardo, Zeca Pagodinho, Alessandra Leão, Mombojó, Lenine, Alaíde Costa, Hermeto Pascoal, Fafá de Belém, Kiko Dinucci, Romulo Fróes, Metá Metá entre outros. Em 2017 Cardoso encabeçou a realização do documentário de longa-metragem “Precárias e Resilientes” que aborda os mais agudos problemas sociais brasileiros a partir do depoimento pessoal de mulheres trabalhadoras e dirigiu seu primeiro longa-metragem ficcional, “Ménage”, selecionado para 20 festivais ao redor do mundo, tendo conquistado 24 prêmios, entre os quais “Melhor Filme, Direção, Roteiro, Edição, Trilha Sonora e Atores (para Vinicius Ferreira, Francisco Gaspar e Lino Camilo).

Vinícius Ferreira – ator Vinícius Ferreira, 43 anos, natural de Brasília, paulistano de coração e acolhida, em 20 anos de carreira, atuou em 41 filmes, 37 peças, 4 séries e 2 novelas. Bacharel em Artes Cênicas, Diretor Executivo do Teatro da Rotina – Associação (São Paulo) e membro da Cia. Plágio de Teatro (Brasília), desenvolve ininterruptamente sua trajetória teatral atuando também como iluminador, produtor, gestor e fomentador cultural. Em 2018, protagonizou a série Banalidade do Mal (Prime Box), direção de Fábio Canale; atuou em O Doutrinador (Space), direção de Fabio Mendonça e Gustavo Bonafé; e na 2ª temporada de Carcereiros (Globo), direção de José Eduardo Belmonte. Em 2022 atua em Menage, filme do diretor Luan Cardoso.

Sobre a mediadora:

Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela PUC-SP, trabalhou como produtora durante oito anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova York com uma bolsa de estudos para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes na Universidade de Nova York (NYU, Tisch School of the Arts). Dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos – os curtas “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu não digo adeus, digo até logo” (ficção) – partindo de uma linguagem mais documental para ficção.