Cemebs recebem projeto “Educação Ambiental no Trânsito”

Destaques Educação - Destaques Notícias Trânsito - Destaques

Objetivo é conscientizar os alunos sobre o meio ambiente no trânsito

Nesta quinta-feira (18), a Unidade Gestora de Educação da Prefeitura de Várzea Paulista, em parceria com a transportadora Transkompa, realizou a primeira ação do projeto “Educação Ambiental no Trânsito” em 2022, no Cemeb (Centros Municipais de Educação Básica) Professor Oswaldo Camargo Pires. O objetivo das ações conjuntas é promover a conscientização ambiental entre os alunos. A conscientização também será feita em outras três escolas e o projeto será finalizado em novembro.

Além de uma palestra, a escola da Vila Tupi também recebeu atividades para a conscientização, que serão trabalhadas em sala de aula pelos professores e gestores da unidade escolar. Os temas abordados foram:

• Consumo de combustível (vantagens e desvantagens dos principais combustíveis, fontes renováveis e não renováveis, a escolha do melhor combustível);
  • Emissão de gases do veículo e suas consequências para a saúde e para o meio ambiente;
  • Geração de resíduos dos ocupantes do veículo e do próprio veículo;
  • Poluição sonora no trânsito;
  • Regras básicas de trânsito (conversões proibidas, proibição de estacionamento e parada, preferência, paradas obrigatórias, sentidos obrigatórios de direção, identificação de semáforo e de faixas de pedestres);
  • Transporte de produtos químicos (trabalhados em sala de aula, com jogos e na pista infantil de educação no trânsito).

As escolas participantes também receberão um coletor de lixo reciclável e os alunos ganharão um kit educacional.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2018 e será finalizado este ano. “É uma experiência única e gigantesca, na qual você pode lembrar como foi sua infância e voltar como adulto para trazer conhecimento, para que eles sejam pessoas melhores”, disse o supervisor da Transkompa, Felipe Oliveira, que ministrou a palestra.

“O maior objetivo é que os alunos levem esse conhecimento para os pais em suas casas, para que eles não joguem lixo na rua e aconselhem os pais”, disse a diretora municipal de Projetos Educacionais Especiais, Vani de Paula.

Confira a programação das demais unidades escolares:

• 22/09/2022 (a partir das 8 horas)

Cemeb Prof.ª Edite Schineider — Rua Embu, 355 – Alto do Pinheirinho

• 20/10/2022 (a partir das 8 horas)

Cemeb Prof. João Batista Nalini — Rua XV de Novembro, s/n – Jardim Buriti

• 17/11/2022 (a partir das 8 horas) — encerramento

Cemeb Pref. João Aprillanti — Rua Valentina de Castro, 397 – Vila Santa Terezinha