Prefeitura cria e empossa Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Governo e Administração - Destaques Notícias Saúde - Destaques

As conselheiras são todas mulheres e — tanto as do poder público, quanto da sociedade civil — foram escolhidas por eleição; o primeiro e histórico mandato vai de 2022 a 2024

Nesta quinta-feira (18), a Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, promoveu a histórica assembleia de posse do CMDM (Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres) de Várzea Paulista, colegiado recém-criado na cidade.  As conselheiras são todas mulheres, foram escolhidas por eleição (tanto as do poder público, quanto as da sociedade civil), e exercerão mandato no biênio 2022-2024. Silvana Ferreira foi eleita a primeira e histórica presidente do órgão.

O conselho tem a função de elaborar, encaminhar e acompanhar a implementação de políticas públicas de interesse das mulheres. O termo de posse também foi assinado pelo prefeito professor Rodolfo Braga, e houve a entrega do diploma para as conselheiras.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, o objetivo é assegurar plena participação nas ações desenvolvidas pelo município. “Nossas conselheiras estão comprometidas com a superação do preconceito de gênero, e estão dispostas a propor políticas públicas, manter canais permanentes”, relatou.

A autoridade completa: “Sei que ainda temos um longo caminho para nos tornarmos 100% eficazes, mas nós já temos um governo mais feminino com 16 mulheres ocupando cargos, avançamos muito com políticas direcionadas à mulher. Por isso, parabéns a esse time de mulheres fortes e engajadas. Nada é mais intenso do que a força de uma mulher”. O prefeito ainda finalizou cantando a música Mulher Brasileira em Primeiro Lugar, de Benito de Paula.

Luta por mais direitos

De acordo com o vice-prefeito Fernando Pasqualino, a ação representa um reconhecimento às mulheres pela jornada dupla. Todas são militantes e mulheres políticas. “O conselho se dedica às mulheres, pois grande parte dos direitos das mulheres é recente. Por isso devemos zelar por eles e medidas afirmativas são importantes para conquistarmos cada vez mais”, relatou.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Silvana Ferreira, é uma honra representar todas as munícipes. Ela frisa que não medirá esforços para fazer sempre o melhor. “É de extrema importância as mulheres estarem juntas conquistando espaços, pois juntas somos mais fortes. Por isso, devemos lutar por nossos direitos e sonhos, e hoje o meu sentimento é de gratidão. Buscarei sempre fazer o melhor”.

Conselheiras que tomaram posse

Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social
Titular: Patrícia Paula Felix dos Santos
Suplente: Cleusa Gonçalves Duarte

Casa Civil
Titular: Nilsen Carneiro
Suplente: Fabiana Cristina dos Santos Silva

Sociedade Civil
Titular: Luciana Murari Manfredini Belgini
Suplente: Katy Cristina C. Silva

Representantes de grupo organizado de mulheres com atuação no município
Titular: Silvana Ferreira
Suplente: Pamela Caroline Mizael Bueno

Representantes de grupo de organização que executem programas relacionados à causa
Titular: Elaine de Aguiar Silva Baltazar
Suplente: Gislaine Pangioni Silva

Representantes usuárias de programas, projetos e serviços destinados ao atendimento da mulher
Titular: Leda do Couto Franco Silva

Suplente: Aparecida Raele Cavalcante da Silva

Representante de entidade religiosa
Titular: Andressa Aparecida Farias
Suplente: Cassia Carvalho Graciano

Presenças ilustres
Entre outras autoridades, estiveram presentes a gestora municipal de Planejamento e Inovação, Carla Medeiros; a gestora municipal de Educação, Magali Souza; o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques; a gestora executiva de Administração, Charlene Bueno Mello, a procuradora geral Tânia Raquel Rulli; a gestora executiva de Licitações, Aline Caetano; a gestora executiva municipal de Cultura, Renata Câmara; a gestora executiva municipal de Desenvolvimento Social, Giany Póvoa; o delegado de Defesa da Mulher de Várzea Paulista, Diego Pires e o delegado Rafael Diorio; e os vereadores Valdecir da Costa, Emerson Afonso e Robertinho.