Várzea Paulista recebe o Circuito Sesc de Artes

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

O evento reúne artistas de diversas regiões do Estado e do Brasil. Apresentações ocorrem no dia 21 de agosto, a partir das 16h, no Parque Chico Mendes

Domingo (21), Várzea Paulista recebe o Circuito Sesc de Artes, no Parque Chico Mendes (Rua São Vicente, s/n — Jardim Paulista), a partir das 16h. O evento traz artistas de diversas regiões e proporciona aos cidadãos varzinos sete apresentações, nas áreas de artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro.

De acordo com a gestora executiva de Cultura e Turismo, Renata Câmara, ter a parceria do Sesc em Várzea Paulista é muito satisfatório devido a importância do trabalho desenvolvido por eles. Essa parceria fortalece as atividades e ações da cultura, que busca proporcionar eventos e atividades de qualidade para a população de Várzea Paulista, democratizando o acesso às culturas e ofertando um momento de lazer e entretenimento para toda família. “A cidade integrar o Circuito Sesc de Artes nessa retomada presencial dos eventos faz com que possamos trazer mais opções de atividades para a população”, ressaltou.

Promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo, o Circuito Sesc de Artes é um evento que proporciona encontros e o contato com a arte e a cultura em sua diversidade, com músicas, apresentações de teatro, dança e circo, oficinas de artes visuais e tecnologias, ações literárias e cinematográficas.

“O evento é completo com apresentação de várias linguagens artísticas, onde toda a comunidade poderá participar e reforça a importância de Várzea Paulista no cenário Cultural da região “, disse o diretor de Eventos, Jota Moreira.

Confira as atividades que serão realizadas no evento, a partir das 16 horas:

ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS

ROBOÍNO MAKER – A ROBÓTICA DIVERTIDA – MUDALAB (SP)

Os participantes pilotam robôs construídos com arduíno e controlados por celular, conhecem suas estruturas internas de robótica e os testam em um circuito, com semáforos, cancelas e outros obstáculos. A oficina tem o objetivo de desmistificar a programação e a robótica e apresentar seus conceitos básicos de maneira lúdica e divertida!
Crédito Imagens: Gui Kominami

CIRCO

RETIRANTES – TRUPE BAIÃO DE 2 (SP)

O espetáculo se envereda pela cultura nordestina para contar a história de um sonhador casal de migrantes recém chegados a uma nova terra. Os artistas demonstram força e equilíbrio em cenas com acrobacias, como a lira-percha e manipulação de objetos. Maracatu, frevo e forró dão o tom dos números circenses e da dança.
Crédito Imagens: Ariane Artioli

DANÇA

OU 9 OU 80 – CLARIN CIA DE DANÇA (SP)

O espetáculo faz referência a dois acontecimentos violentos: nove mortes em Paraisópolis (São Paulo) e 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe (Rio de Janeiro). A apresentação utiliza letras de funk para narrar as histórias e expõe as modificações dos movimentos, do funk ao passinho.
Crédito Imagens: Sergio Fernandes

LITERATURA

HISTÓRIAS NA PALMA DA MÃO – GRUPO ÊBA! (SP)

Por meio da leitura e de brincadeiras propostas, a mediação busca criar um momento de vínculo afetivo e aproximar o leitor do livro. Além da leitura mediada, o grupo também propõe a leitura compartilhada e as demais formas de se contar uma história, com livros, corpos e vozes.
Crédito Imagens: Rodiney Assuncao

LITERATURA

LIVRO DE UMA PÁGINA – DANIEL VIANA E POETAS CONVIDADOS (SP)

Orientada pelo escritor mineiro e por três poetas convidados, a oficina apresenta ferramentas para compor micronarrativas que se transformam em um exemplar autoral. Os participantes são estimulados a criar poemas e contos a partir de seu repertório pessoal e recebem dicas para ilustrar seu minilivro.
Crédito Imagens: Arô Ribeiro

JOSYARA E PANTERAS NEGRAS (BA)

A cantora, compositora e violonista de Juazeiro divide o palco com as Panteras Negras, banda instrumental composta de mulheres negras, em um show que retrata as mulheres, a negritude e o Nordeste. No repertório estão músicas criadas para este encontro e composições dos repertórios das Panteras Negras e de Josyara, que apresenta faixas do disco “Mansa Fúria”.
Crédito Imagens: Julia Rodrigues

ESPARRAMA MEMÓRIA – GRUPO ESPARRAMA (SP)

Os palhaços do Grupo Esparrama vagueiam pelo mundo carregando música, poesia e um guardador de memórias. Nessa caminhada errante, eles procuram por pessoas que queiram pausar o tempo para resgatar e trocar experiências, lembranças e afeto.
Crédito Imagens: Sissy Eiko