Cursos gratuitos do Novotec Expresso estão com inscrições abertas

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

14 formações online do programa estadual são disponibilizadas a jovens de 14 a 24 anos, em parceria com o Centro Paula Souza; confira como e quem pode se inscrever

Jovens varzinos de 14 a 24 anos, matriculados no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino ou Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) do Centro Paula Souza, e que preenchem certos requisitos têm uma nova oportunidade de estudo gratuito disponível: os cursos de qualificação profissional do programa estadual Novotec Expresso. São 14 formações remotas de 120 horas (duração de 3 a 4 meses), fornecidas em parceria com o Centro Paula Souza, como as de ajudante de logística e de edição voltada ao YouTube. O intuito do programa é conectar a educação básica ao mundo do trabalho.

O programa é parte da iniciativa estadual Bolsa do Povo. A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Desenvolvimento Econômico, inscreveu-se e conseguiu trazer as aulas para o município.

As famílias dos alunos que atingirem requisitos determinados também receberão uma bolsa auxílio de R$ 600, em quatro parcelas mensais pagas ao longo do curso. As formações se iniciam em setembro e vão até o período entre 28 de novembro e 17 de dezembro, a depender do curso.

Cursos:

Agente cultural;

Ajudante de logística;

Assistente financeiro;

Atendente de farmácia;

Auxiliar de vendas;

Comunicação e projeto de vida para o mercado de trabalho;

Edição de vídeo para YouTube;

Excel aplicado à área administrativa;

Gestão de pequenos negócios;

Gestão de projetos sociais;

Marketing digital e vendas em redes sociais;

Office 2019;

Rotinas de recursos humanos;

Técnicas de atendimento.

Critérios para poder fazer o curso

  1. Ter de 14 a 24 anos de idade.
  2. Ensino Fundamental completo (estudantes do nono ano não podem fazer o curso)
  3. Residir no estado de São Paulo.

As inscrições vão até a próxima segunda-feira (15) e devem ser feitas por meio do link: www.novotec.sp.gov.br.

Quem pode receber a bolsa auxílio?

Os estudantes matriculados nas turmas do Novotec Expresso devem atender aos seguintes requisitos, para receber as parcelas:

·         Estar regularmente matriculados no Ensino Médio, nas escolas da Secretaria Estadual de Educação, incluindo a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e as Etecs do Centro Paula Souza;

·         Ter frequência de ao menos 75% nas aulas do Novotec Expresso, no mês de referência;

·         Estudantes de 14 a 15 anos devem ter renda familiar de até três salários mínimos e devem cadastrar um responsável financeiro, que ficará incumbido de, posteriormente, entrar com o cadastro no Bolsa do Povo para sacar o auxílio.