Várzea Paulista terá representantes na 1º Conferência Intermunicipal de Juventude

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

1ª Conferência Intermunicipal de Juventude da Região Metropolitana, acontece nesta sexta-feira (12), em Jundiaí

A Prefeitura de Várzea Paulista estará representada na 1ª Conferência Intermunicipal da Juventude. O evento será realizado nesta sexta-feira (12), Dia Internacional da Juventude, no Auditório da UNIP, em Jundiaí. A Conferência ocorrerá das 9h às 16h30 e contará com a participação presencial de representantes de escolas de ensino médio de toda a Região Metropolitana.

De acordo com a gestora executiva de Cultura de Várzea Paulista, Renata Câmara, resgatar o envolvimento dos jovens por meio da Arte e da Cultura é um dos projetos da Unidade de Cultura e Turismo. “Desde o início do ano, desenvolvemos atividades e ações, que tem por objetivo a construção do Observatório da Juventude”, afirma.

A organização 1ª Conferência Intermunicipal de Juventude da Região Metropolitana é uma parceria com os Conselhos Municipais de Juventude e representantes da Sociedade Civil e Setor Público de todas as cidades da Região Metropolitana. Várzea Paulista será representada por Bruno Fonseca, do setor público e Magali Souza, da Sociedade Civil.

De acordo com o diretor de Cultura, Bruno Fonseca, os jovens de Várzea Paulista tem buscado ações realizadas na cidade e que são voltados para eles. “Com a crescente participação de jovens em busca das políticas públicas, participar da 1º Conferência é o olhar inicial para dialogarmos com os nossos jovens”, relata.

Pela juventude

Ao final da Conferência será consolidado um documento com propostas que contemplem a percepção dos jovens de toda a Região Metropolitana de Jundiaí, servindo de base para o desenvolvimento de políticas públicas de juventude a nível regional. A Programação incluirá diversas intervenções artísticas dos jovens das escolas Estaduais como “flashmob”, atividade para discutir as perspectivas da juventude, apresentação de dança contemporânea, apresentações musicais e palestras.

A realização da Conferência deve ocorrer de quatro em quatro anos e está prevista na Lei Federal no 12.852, de 5 de agosto de 2013, que institui o Estatuto da Juventude.

Quem desejar participar de forma virtual pode se inscrever neste link: