Prefeitura de Várzea Paulista promove grande evento para finalizar a 10° Semana do Bebê

Destaques Educação - Destaques Notícias Saúde - Destaques

Ação começou com caminhada até o Parque Chico Mendes, onde apresentações culturais e brincadeiras animaram as famílias

No último sábado (6), chegou ao fim as atividades da 10ª Semana do Bebê em Várzea Paulista, com a tradicional Caminhada do Bebê, uma ação para a mobilização da comunidade em prol da Primeiríssima Infância. Este ano, o evento foi realizado na região norte, no Parque Chico Mendes, abarcando uma parcela ainda maior da população. No local as famílias puderam aproveitar diversas brincadeiras, brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce. Além de apresentações culturais da Musicarte, dos alunos das creches e da Patrulha Canina.

Segundo o prefeito professor Rodolfo Braga, o espaço lúdico foi todo decorado e levado para o parque com o intuito das famílias construírem memórias. “Quero parabenizar a todos que fizeram parte deste trabalho tão lindo, comemoramos os dez anos do Programa Primeiríssima Infância no município”, disse. Rodolfo destacou que o foco do Programa são as gestantes e as crianças de zero a três anos de idade. “Queremos promover o desenvolvimento infantil integral, como um investimento para uma sociedade mais saudável, menos violenta e emocionalmente inteligente e hoje nós trabalhamos bastante para que eles possam ter este conforto de vida”, finalizou o prefeito.

Para animar as crianças durante o evento, o Comitê Municipal da Primeiríssima Infância somado as creches e as Unidades Básicas de Saúde organizaram um espaço, onde foi exposto uma parte do trabalho desenvolvido nas Unidades Escolares com as crianças. O espaço também contou com tendas para tirar dúvidas sobre os programas da Primeiríssima Infância, Criança Feliz e Viva Leite nas tendas da Educação, Desenvolvimento Social e Fundo Social, respectivamente.

Já na tenda da Saúde foram promovidas ações informativas e preventivas sobre a Dengue, alimentação saudável, vacinação contra a Covid-19, saúde bucal e oficina de bonecas Abayomi. Além da Unidade de Cultura, que preparou apresentações culturais e distribuiu livros gratuitamente pelo Projeto Voa Livro Voa.

Todos pela Primeiríssima Infância

O vice-prefeito Fernando Pasqualino, acredita que eventos como esse, organizados no Parque Chico Mendes, são de grande importância para que todos saibam da importância da Primeira Infância. “Tudo que estamos fazendo aqui hoje é em prol da nossa cidade, parabéns ao Comitê e a todos os servidores, estamos lutando pela humanização do serviço público”, finalizou.

A Articuladora Municipal da Primeiríssima Infância, dra. Luciana Brandão
Valentini, frisou que os 10° anos da Primeiríssima Infância em Várzea Paulista são regados de muitas conquistas. “Estamos acolhendo as famílias e essas ações fazem com que as crianças criem memórias, que elas nunca mais vão esquecer, por isso eu digo Várzea Paulista vem crescendo e está sempre focada nas crianças”, relatou a médica.

De acordo com a munícipe Ana Paula Pereira, moradora de Várzea Paulista há 30 anos, esses eventos são de extrema importância. “Acho importante que nós sejamos participativos neste tipo de evento, construindo memórias e histórias para as nossas crianças, o meu sobrinho Miguel, está radiante com as atividades”, relatou.

De acordo com as moradoras Liliana Cristina da Silva e sua cunhada Rafaela Regina de Campos, essas ações são importantíssimas. “Nossos filhos estão se divertindo bastante, esse evento é muito importante para a socialização das nossas crianças”.

Conquistas significativas nos 10 anos de Primeiríssima Infância

Ao longo desses 10 anos, conquistas significativas foram alcançadas como:

• Criação do Comitê Municipal da Primeiríssima Infância, fortalecendo as
    relações intersetoriais;
  • Criação da Lei n° 2.167, de 09 de setembro de 2.013 que institui a “Semana do Bebê”, no município de Várzea Paulista, para ser realizada na primeira semana do mês de agosto de cada ano, passando a integrar o calendário oficial de eventos do Município;
  • Fortalecimento do compromisso das famílias com a vacinação da criança pequena, orientando-se que a criança esteja em dia com o calendário vacinal para concluir a matrícula nas Creches Municipais;
  • Reedição dos conteúdos basilares do Programa para os servidores municipais
    dos três setores envolvidos nas ações.

Presenças importantes Também participaram do evento da Caminhada do Bebê o presidente da Câmara Municipal Mauro Aparecido, o gestor de Saúde Fernando Collange, a gestora de Educação Magali Souza, o gestor de Desenvolvimento Social Leandro Marques, a gestora executiva de Cultura Renata Câmara, o gestor de Infraestrutura Urbana, Renato Germano, o gestor de Trânsito, Marco Bueno, além de diretores e professores dos Cemebs (Centros Municipais de Educação Básica), equipes  dos Crass, UBSs, Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e outras autoridades de Várzea Paulista.