Unidades Básicas de Saúde seguem com diversão e orientação na 10° Semana do Bebê

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Equipes de saúde entre apresentações e palestras buscam conscientizar a população sobre os impactos da pandemia no desenvolvimento infantil

Na manhã desta quinta-feira (4), as Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista, em comemoração à 10° Semana do Bebê, seguem promovendo atividades com o intuito de minimizar os impactos da pandemia no desenvolvimento infantil, com atividades como palestras de conscientização e orientação, somadas a apresentações musicais. Os eventos ocorrem por toda a cidade e tem a participação das equipes e dos pacientes.

Unidade Básica de Saúde Vila Marajó

A Unidade Básica de Saúde Vila Marajó, promoveu uma palestra sobre abuso sexual, buscando orientar os pais, responsáveis e profissionais da saúde sobre os cuidados com a criança para prevenir o ato e como agir em caso de abuso, informado onde buscar auxilio e como denunciar. A Unidade também preparou uma mesa repleta de frutas, através da orientação de nutricionistas, eles buscaram incentivar a alimentação saudável.

Segundo a gerente da UBS, Lilian Pacheco, o município tem um comitê contra violência infantil, e nesse grupo foi desenvolvido um fluxograma. “Neste comitê que eu faço parte, desenvolvemos o sistema caso chegue algum caso na nossa UBS, buscamos informações sobre o que aconteceu, quando e para onde será encaminhada, sempre buscando a proteção da criança”, relatou ela.

A palestra foi ministrada pela Doutora Flávia Maia, em parceria com a Pediatra Cristiane Piton, o objetivo da palestra foi de mostrar vídeos educativos para os responsáveis para orientá-los. “Nós como profissionais buscamos passar informações de fácil acesso, através de orientações de como eles devem agir em caso de abuso, como devem denunciar, e quais órgãos procurar, e depois da palestra faremos uma roda de conversa”, finalizou ela.

Unidade Básica de Saúde Vila Real

A Unidade Básica de Saúde Vila Real, no clima da semana do Bebê recebeu a equipe de saúde, que estava fantasiada e promoveu muita música, com o músico Elias Nascimento, que fez do ambiente um lugar divertido e interativo para as crianças, pais e servidores presentes, a UBS também promoveu uma palestra com pediatras e dentistas, com o objetivo de orientar os pais.

De acordo com a gerente da UBS, Eliane Barros, a equipe buscou mostrar como o desenvolvimento do bebê na nossa comunidade é importante. “Queremos demonstrar que as crianças vão ser acolhidas, que o desenvolvimento e segurança delas é importante pra nós desde a primeiríssima infância”, completou a gerente.

Segundo a moradora do bairro Vila Real, Stefany Vitória de Souza, mãe do Yann de um ano e três meses, ela acha importantíssimo esse tipo de medida. “É essencial ter um cantinho para as crianças se divertirem e o meu bebê se sentiu extremamente alegre, ele nem quer mais sair daqui”, relatou ela. “Eu acho importantíssimo esse tipo de atividade, faço parte do projeto Criança Feliz e vou me apresentar no sábado com o meu bebê Nicollas de três meses”, relatou Samanda Carvalho, moradora da Vila Real.