10° Semana do Bebê leva diversão as Unidades Básicas de Saúde

Destaques Notícias Saúde - Destaques

Entre brincadeiras a apresentações, ações visam minimizar os impactos da pandemia no desenvolvimento infantil

Na manhã desta quarta-feira (3), as Unidades Básicas de Saúde de Várzea Paulista, em comemoração à 10° Semana do Bebê, promoveram atividades visando minimizar os impactos da pandemia no desenvolvimento infantil, com atividades como contação de histórias, apresentações musicais e atividades com animais. Os eventos ocorreram por toda a cidade e tiveram a participação das equipes e dos pacientes.

Segundo a gestora executiva municipal de Saúde, Jane Freitas, o desenvolvimento infantil engloba muitas áreas e, por isso, essa semana é essencial para que a criança possa ser inserida no convívio em grupo. “O cuidado é iniciado com a gestante, no pré-natal, quando nós fazemos orientação sobre as vacinas e cuidamos das mães”, relatou. “O Primeiríssima Infância une as Unidades de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, além de indiretamente envolver a Infraestrutura, que cuida de todo o desenvolvimento externo como as praças e parques, que possibilita as crianças de brincar e explorar os ambientes”, finalizou a gestora.

Unidade Básica de Saúde Jardim Cruz Alta

Nesta quarta-feira (03), a Unidade Básica de Saúde Jardim Cruz Alta, promoveu um Dia D para comemorar a Primeiríssima Infância com brinquedos e servidores fantasiados, colaborando para a imaginação das crianças. A UBS recebeu alunos do maternal da Cemeb Vereador José Pedro Musseli, alunos da APAE, além das crianças que foram se consultar no local.

Segundo o gerente da Unidade de Saúde, Esdras Feitosa, a Primeiríssima Infância incentiva o desenvolvimento infantil com brincadeiras. “A nossa UBS junto com a Unidade do Jardim Alessandra e o apoio dos gestores da pasta, desenvolveu esse dia para marcar a Semana do Bebê, com brinquedos cedidos pelos nossos parceiros, que serviram para resgatar a construção dos bons hábitos, para as crianças que estavam reclusas devido a pandemia”, relatou o gerente.

De acordo com o casal Rilson José da Silva e Thayna Alves de Oliveira, pais de Laura Alves, de um ano e seis meses essas atividades são muitos importantes para que as crianças possam brincar e se desenvolver. “Nossa bebê está tão feliz, que ela até esqueceu da vacina que acabou de tomar”.

Para a professora do maternal I, Denise Baraldi, educadora há 18 anos, essa medida é de grande importância. “As minhas crianças são bebês de pandemia e esse é o primeiro ano que eles vêm a escola e tem contato com criança da mesma idade. Essa é a primeira vez que saímos da escola”, relatou. “Observar a alegria deles em estarem em contato com os personagens, e com outras crianças, é levar eles para além dos muros da creche e mostrar pra eles a UBS de uma maneira que eles não estão acostumados”, completou a professora.

Unidade Básica de Saúde da Vila Santa Terezinha

A UBS Vila Santa Terezinha em comemoração à 10ª Semana do Bebê promoveu vários encontros, como a palestra de uma pediatra sobre saúde mental, e nesta quarta-feira (03), promoveu uma atividade visando o resgate e aproximação das crianças com a natureza.

Segundo a gerente da Unidade, Miriam Domingas dos Santos foram levados a UBS uma tartaruga, um peixe, uma chinchila e dois cachorros, buscando aproximar as pessoas dos animais. “O impacto da pandemia no desenvolvimento infantil é grave, por isso, nós estamos buscando resgatar o contato com a natureza”, finalizou.

Unidade Básica de Saúde Jardim Buriti

A equipe da UBS Jardim Buriti montou um pula-pula e realizou um projeto sobre Saúde Bucal Infantil, para ensinar as crianças e seus pais sobre a importância dos bons hábitos de higiene. A conscientização sobre saúde bucal foi feita pela dentista Simone Ruzza e o projeto faz parte da Primeiríssima Infância.

Segundo o gerente da Unidade de Saúde Jardim Buriti, Roberto da Silva, a ação foi promovida através da união de equipes multidisciplinares. “O projeto tem como intuito conscientizar as mães sobre a importância da boa escovação de dentes e os brinquedos infláveis que aqui estão servem para que as crianças vejam a Unidade como um ambiente acolhedor para brincar”, relatou.

De acordo com a mamãe Luciane Regina da Silveira, acompanhada do filho Davi, de seis anos, essas ações são extremamente importantes. “Essas medidas auxiliam no desenvolvimento das crianças”, explicou.

Unidade Básica de Saúde Jardim América IV

A Unidade Básica de Saúde Jardim América IV, em ritmo da semana do Bebê recebeu a equipe de saúde, que estava fantasiada e promoveu a contação de histórias de forma musicalizada, com Elias Nascimento, que tornou o ambiente lúdico e interativo para as crianças, pais e servidores presentes.

De acordo com a Coordenadora da Unidade, Paola Mendes, essas medidas são importantíssimas para o envolvimento da comunidade. “Essas ações dão a oportunidade para todas as pessoas participarem, já que muitos não tem contato com esse tipo de medida, que serve para trazer alegria e socialização a diferentes públicos”, finalizou.

Segundo Rosania do Nascimento, moradora do bairro há 18 anos, que estava com a filha e os dois netos, essa atividade a deixou empolgada. “Achei tudo muito bom, gostei bastante, meus netos se divertiram é muito bom ter atividades perto de casa”, relatou.

“Estou achando uma maravilha essa ação”, relatou Maria de Oliveira, moradora da Vila Real, que estava com a filha, de sete anos, que acompanhou empolgada as brincadeiras.