Censo Demográfico do IBGE começa nesta segunda (1º) em Várzea Paulista

Desenvolvimento Econômico - Destaques Destaques - Governo

Serão aplicados dois questionários: o básico, com 26 quesitos e o ampliado, com 77 perguntas

Nesta segunda-feira (1º), começou o Censo Demográfico 2022 do IBGE em Várzea Paulista. O prefeito Rodolfo Braga recebeu a equipe de recenseadores no gabinete municipal nesta manhã e encorajou a população a participar da pesquisa. “É muito importante para o município que as pessoas recebam e respondam adequadamente as perguntas dos agentes. Eu já participei do Censo 2022, participe você também”, relatou o prefeito.

O Censo será realizado entre os meses de agosto e outubro e serão aplicados dois questionários: o básico, com 26 quesitos, que leva em torno de 5 minutos para ser respondido. E o questionário ampliado, com 77 perguntas, que será respondido por cerca de 11% dos domicílios e leva cerca de 16 minutos para ser respondido.

Para a segurança de todos, os recenseadores estarão devidamente uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181.

O que é o Censo 2022?

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE, e a última ocorreu em 2010, mas em razão da pandemia de Covid-19, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso. O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A pesquisa é uma das maiores operações censitárias do mundo. No auge da operação, em torno de 183 mil recenseadores irão de casa em casa, em todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 624 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.778 grupamentos indígenas.