10ª Semana do Bebê começa em Várzea Paulista

Educação - Destaques Saúde - Destaques

Cemeb Professor José Raimundo da Silva promoveu atividade com massinha comestível, para alunos do Maternal II

Nesta segunda-feira (01), começou a 10ª Semana do Bebê em Várzea Paulista, os eventos tiveram início nas creches municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Na Cemeb Professor José Raimundo da Silva ocorreu atividade com massinha comestível, para 20 crianças do maternal II (crianças de três anos). Este ano, a Semana do Bebê tem como tema o “Impacto da Pandemia no Desenvolvimento Infantil”.

Segundo a Diretora da Cemeb Professor José Raimundo da Silva, Emilene Ribeiro, promover essa atividade é colocar em prática as atividades vividas no dia a dia dessas crianças. “Essa é uma situação prática, para que as crianças trabalhem coordenação, cores e o coletivo”, comentou. “As crianças fazem parte de todo o processo desde como fazer a massinha, a modelagem onde elas podem trabalhar a imaginação e a criação”, finalizou a diretora.

De acordo com a Professora do Maternal II, Ana Paula Couto, que trabalha na educação há 20 anos, e foi quem ministrou todo o processo de montagem da massinha comestível para os bebês, essa ação proporciona alegria para os pequenos, além de momentos de interação. “A atividade promove experiências para que eles compartilhem, agucem a imaginação, criatividade e coordenação motora”, finalizou a professora.

Programação

02/08, terça-feira — 10 horas

Palestra com especialista

No auditório do Hotel Orquídea Inn, o médico clínico geral e infectologista Dr. Marcos Davi dos Santos fará uma palestra explicativa sobre o tema da Semana do Bebê da cidade, voltada a servidores municipais das pastas municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, todos envolvidos no trabalho com crianças de 0 a 3 anos e suas famílias. Com mais de 27 anos de atuação na área de saúde, o profissional vem atuando na área de desenvolvimento infantil desde 2003, tendo participado de grandes projetos e programas estaduais da primeira infância em diferentes estados brasileiros, dentre os quais se destaca o Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância.

Santos é mestre em doenças infecciosas pela USP (Universidade Federal de São Paulo), atua como preceptor médico do internato dos sextanistas de medicina da Universidade Anhembi Morumbi, é psicoterapeuta corporal e íntegra o grupo de pesquisa Modelos Tecnoassistenciais e a Promoção da Saúde em Saúde Coletiva, da Escola de Enfermagem da USP.

01/08 a 05/08 — segunda a sexta-feira

Programação diferenciada em equipamentos de educação, saúde e desenvolvimento social. As creches municipais terão atividades diferenciadas, em seus horários normais de funcionamento, que privilegiam as interações e as brincadeiras, a afetividade, o envolvimento da comunidade e das famílias, mostrando as ações que a escola realiza em seu cotidiano.

As UBSs vão trabalhar, das 7 às 16 horas, ações com foco na importância da amamentação como forma de vínculo, a conscientização dos usuários sobre seu papel no desenvolvimento saudável das crianças na primeiríssima infância e a atenção especial aos aspectos psicossociais das gestantes, priorizando a gestação na adolescência.

06/08, sábado— a partir das 8 horas

Caminhada do Bebê

A concentração será feita em frente ao supermercado localizado na Avenida Paraibuna, 195 (Jardim América), às 8 horas. O trajeto será feito até o Parque Chico Mendes, com cartazes de conscientização acerca da relevância de cuidar bem das crianças de 0 a 3 anos.

Após a caminhada, haverá no parque, até meio-dia, bastante diversão com atividades lúdicas, oficinas, brinquedos infláveis, pipoca, algodão-doce, apresentações culturais e apresentações das crianças das creches. O endereço é Rua São Vicente, s/n — Jardim Paulista.