Unidade Gestora de Educação realiza projeto de saúde emocional pós-pandemia para profissionais da rede municipal

Destaques Educação - Destaques Notícias

O projeto ocorrerá em cinco encontros com temas de saúde emocional em toda a rede da educação

Na manhã desta sexta-feira (29), a Unidade Gestora Municipal de Educação realizou uma palestra para profissionais da rede de educação para abordar o tema de saúde emocional nas escolas, com o objetivo de promover a saúde mental dos professores e alunos na retomada das aulas pós-pandemia.

Segundo a gestora municipal de Educação, Magali Souza, com o fechamento das escolas por conta da pandemia várias situações e sentimentos foram intensificados, como por exemplo, o medo, ansiedade e, para muitos, dificuldade de se adaptar às aulas remotas, bem como a retomada das aulas presenciais, preocupação com o desenvolvimento dos alunos causando estresse ao lidar com todas essas demandas, se cuidar e ficar bem.

Magali explica que a UGME acredita que realizar uma gestão com foco no ser humano envolve empatia e resiliência, e que a escuta pode fazer a diferença no ambiente escolar e beneficiar a todos. “Para essa ação, realizamos a contratação da Asec, para o desenvolvimento do Programa de Saúde Emocional, que colabora com os nossos profissionais e promove apoio, pois não estão sozinhos nos desafios do dia a dia e, juntos, estamos buscando soluções”, explica.

De acordo com o coordenador municipal de Educação Física e Artes, Fabiano Mantovani, este projeto irá auxiliar os profissionais da educação com a saúde emocional nessa retomada pós-pandemia junto aos alunos e familiares que sofreram perdas dentro de casa, preparando primeiramente o profissional para entender a situação e os sentimentos do próximo.

O programa vai atender toda a rede da educação e ocorrerá em cinco encontros, uma vez por mês, onde um psicólogo será encaminhado para cada unidade escolar para abordar a saúde emocional para os profissionais e funcionários.

A ação acontecerá nas unidades escolares por meio de encontros com os profissionais e na UGME para o grupo gestor.

Confira os temas de cada encontro:

  • 1º encontro (agosto): Sentimentos;
  • 2º encontro (setembro): Comunicação;
  • 3º encontro (outubro): Relacionamento;
  • 4º encontro (novembro): Mudanças e perdas;
  • 5º encontro (dezembro): Coisas que não podemos mudar.

“Estamos em uma pós-pandemia (que ainda não acabou) que teve um impacto emocional muito grande. Pensando nisso, nós vamos exercer atividades que promovam a saúde mental e emocional” relatou a coordenadora de Projetos de Saúde da Asec (Associação pela Saúde Emocional de Crianças), Silmara Meireles, que ministrou a palestra.