Prefeitura e Detran-SP realizam vistoria em transportes escolares de Várzea Paulista

Destaques Notícias Trânsito - Destaques

128 veículos serão vistoriados até o fim desta quinta-feira (21), data da vistoria do segundo semestre

A Prefeitura de Várzea Paulista e o Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado), com apoio da Associação dos Transportadores de Várzea Paulista, realizam a vistoria em transportes escolares nesta quinta-feira (21) — uma das duas vistorias anuais da cidade (uma em cada semestre) — ao lado da Praça CEU. Os carros vistoriados são veículos prestadores de serviço municipal e de transporte particular. Ao todo, serão atendidos 128 veículos até o final do dia; até o final da manhã, a taxa de aprovação vinha sendo de 99%.

Após a análise, agentes da Unidade Gestora Municipal de Trânsito e do Detran-SP fixam em local visível um selo com os dados do carro, a data de vencimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista e a assinatura do responsável pela vistoria.

Também ocorre uma ação da Unidade Gestora do Meio Ambiente. Após os veículos serem liberados pela vistoria, a equipe da pasta faz uma checagem da fumaça preta que sai do escapamento dos carros e, se ela estiver muito alterada, o motorista recebe uma orientação para atentar a essa fumaça que faz tanto mal ao planeta.

Segundo o vice-prefeito, Fernando Pasqualino, o objetivo dessas vistorias é a segurança no trânsito, com foco na segurança das crianças. “Várzea Paulista é destaque nessas medidas, pois aqui todas as etapas são feitas no mesmo lugar para simplificar a vida das pessoas. Esse serviço busca acolher e humanizar o cidadão”, finalizou.

Cuidados importantes

De acordo com o diretor de Transporte da pasta municipal, Fabiano Soares, as vistorias semestrais dos itens de segurança, conferência das documentações e verificação do estado de conservação dos veículos ajudam a tornar o transporte mais seguro. “Os veículos tiveram todas as documentações conferidas e aprovadas, e agora foi feita a vistoria, desta forma conseguimos coibir veículos irregulares, sendo uma forma eficaz de segurança”.

São analisados os seguintes itens: cintos de segurança, retrovisores externos e internos, portas dianteiras, buzina, estepe, limpador de para-brisas, setas, luz de ré, lanternas de freio e lanterna de emergência, além das ferramentas, como: macaco, chave de roda, triângulo de sinalização e extintor de incêndio. São fiscalizadas também as condições gerais do veículo, como abertura de portas, estado dos bancos, funcionamento das janelas e entre outros.

O motorista Luis Fernando, que trabalha com transporte escolar há 11 anos, relatou que essas medidas são de extrema importância. “Receber o selo significa que o carro está apto a trabalhar, e é uma prova para os pais de que estamos com tudo legalizado”, declarou.

Veículos irregulares

Os carros que não cumprem os requisitos necessários não ganham o selo de vistoria, não podem fazer o transporte de pessoas, e, em caso de circulação, o veículo é apreendido. Por isso, caso o veículo seja reprovado, deve retornar para uma nova revisão.

Denuncia

Caso perceba algum veículo atuando sem o selo, entre em contato com a GCM (Guarda Civil Municipal), por meio número 153 — atendimento todos os dias, a qualquer horário —, ou com a Unidade Gestora de Trânsito pelo telefone 4595-4009, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.