Gestores e diretores da Prefeitura recebem workshop sobre novas tendências de fiscalização do Tribunal de Contas

Destaques Notícias Planejamento e Inovação - Destaques

Servidores municipais de Várzea Paulista aprendem regras importantes para que a Prefeitura consiga atingir as metas e melhore os índices de efetividade da gestão

O auditório do Hotel Orquídea Inn foi sede, nesta quarta-feira (20), da terceira capacitação do programa municipal Planeja Várzea Paulista, cujo objetivo é aumentar o conhecimento e dar mais ferramentas para aprimorar o gerenciamento das atividades dos servidores municipais. O encontro de preparação e motivação, organizado pela Unidade Gestora Municipal de Planejamento e Inovação, teve como tema as “Tendências de Fiscalização do TCESP (Tribunal de Contas do Estado)”. Gestores municipais, gestores executivos e diretores de todas as pastas do executivo municipal receberam o treinamento.

O palestrante Luiz Fernando Roncada, consultor da Prefeitura, abordou formas de cumprir as regras estabelecidas pelo TCE e melhorar os índices medidos e avaliados pelo tribunal e explanou as dimensões do IEGM (Índice de Efetividade de Gestão Municipal) e de dois índices da ONU (Organização das Nações Unidas): os 17 objetivos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e 169 metas da agenda 2030.

O IEGM considera os resultados alcançados nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos e tecnologia. Já os 17 ODSs incluem a erradicação da pobreza, saúde e bem-estar e igualdade de gênero, por exemplo.

Segundo o consultor, é fundamental para os gestores e diretores planejar e gerir os recursos orçamentários usados no desenvolvimento de projetos e atividades, de maneira engajada com a eficiência, eficácia e resultados a serem alcançados. Para conseguir tudo isso, é necessário conhecer a linguagem e ferramentas do processo orçamentário. Segundo ele, é importante que todos estejam motivados para fazer os bons resultados acontecerem, inclusive a melhora na nota do IEGM, que registrou avanço em 2021, mas pode ser ainda melhor nos próximos anos. “É necessário ter planejamento claro, com indicadores de avaliação e prazo correto para fazer”, afirmou.

Prefeitura focada na melhoria contínua

O vice-prefeito de Várzea Paulista e gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Pasqualino, reforçou ser fundamental a ciência dos novos parâmetros, para que a Prefeitura possa, de fato, atender às rigorosas expectativas do TCE, órgão voltado a auxiliar a população, na visão dele.

“O prefeito professor Rodolfo sempre deixou muito claro que dá muita liberdade aos gestores, mas sempre dividindo as responsabilidades, inclusive a do planejamento, que é elaborado em cada pasta e tem tudo assessorado pela Unidade de Planejamento e Inovação. É importantíssimo que todos os gestores estejam cientes das novas tendências e metas do TCE”, declarou o vice-prefeito.

A gestora municipal de Planejamento e Inovação, Carla Medeiros, também reforçou a necessidade do engajamento de todos os servidores envolvidos. “Devemos estar comprometidos com os resultados, adequando os recursos aos objetivos da gestão, para obter o rendimento máximo na qualidade das entregas de serviços à população”, afirmou.

O chefe da Casa Civil, João Paulo Souza, abordou a relevância de um bom planejamento e metas claras. “É extremamente importante o momento de aprender e falar de gestão, o cuidado com as metas e planejamento, assim como a meta municipal de melhoria dos nossos índices para este ano, 2023 e 2024”.