Unidade de Meio Ambiente visita aterro sanitário e fiscaliza o funcionamento

Com a visita anual, cidade verifica se o serviço com resíduos gerados em Várzea Paulista é feito adequadamente e ganha pontos no Programa Município VerdeAzul

Na última terça-feira (5), uma equipe da Unidade Gestora de Meio Ambiente da Prefeitura de Várzea Paulista realizou uma visita ao aterro sanitário da Essencis, em Caieiras. Os técnicos da pasta puderam acompanhar de perto o funcionamento da UVS (Unidade de Valorização Sustentável). Com a fiscalização anual, além de confirmar se o serviço — que dá o destino final ao lixo domiciliar produzido em Várzea Paulista —, é feito corretamente, a cidade ganha pontos no Programa Município VerdeAzul, iniciativa do Governo Estadual que premia práticas sustentáveis em cidades paulistas.

A UVS visitada é a maior da Essencis, com uma área de 3,5 milhões de m², dos quais 43% constituem uma área coberta com vegetação nativa cultivada no local.

Tecnologias utilizadas na UVS:

·     Aterro para codisposição de resíduos domiciliares e industriais classe II (não são inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e não tendem a sofrer reação química);

·     Aterro para resíduos industriais classe I (resíduos perigosos);

·     Unidade de pré-tratamento de resíduos perigosos;

·     Estocagem temporária de resíduos;

·     Laboratório para controle de recebimento e monitoramento da UVS;

·     Unidade de dessorção térmica de solos contaminados;

·     Manufatura reversa de refrigeradores e eletroeletrônicos;

·     Unidade de biogás com projeto de geração de energia;

·     Coprocessamento.

Os membros da Unidade de Meio Ambiente presentes foram: o coordenador de Licenciamento Ambiental e interlocutor do Município VerdeAzul, Rafael Tamberlini; o assistente de gestor e interlocutor suplente do programa, Waldemir Pereira; e a estagiária em arquitetura, Sara Alves da Silva.