Premiações marcam encerramento de projeto sobre combate à dengue nas escolas

Destaques Educação - Destaques Notícias

Vencedores do concurso receberam diversos brindes e suas turmas ganharam sessão de cinema e manhã divertida no Shopping Alegria

A mobilização em escolas municipais de Várzea Paulista contra a dengue teve seu ápice nesta quinta-feira (30). Os alunos vencedores da escolha de cartazes de conscientização ganharam diversos brindes e suas turmas puderam curtir uma sessão de filme infantil, regada a pipoca e refrigerante, no Shopping Alegria. A manhã de premiações foi viabilizada com a ajuda de vários apoiadores e patrocinadores e teve a presença de vários representantes das Unidades Gestoras de Saúde e Educação da Prefeitura, responsáveis pelo projeto, e da diretora do empreendimento, Maria Betânia.

Os brindes recebidos pelas seis crianças vencedoras foram: uma lousa digital do provedor de internet Pixel, um kit da escola de idiomas Wizard (caneca e outros itens) e uma camiseta da loja Piticas. Após uma seleção prévia feita nas escolas, a comissão formada por integrantes das duas pastas municipais que conduzem o projeto escolheu, em 13 de junho, os seis cartazes vencedores, para contemplar seis turmas, das três regiões da cidade (uma turma do Ensino Fundamental e uma da Educação Infantil por região), segundo as regras pré-estabelecidas.

Os materiais produzidos são fruto de um período de ações nas 29 escolas municipais desde o final de abril, que incluiu distribuição de panfletos e atividades na sala de aula.

Os vencedores foram:

Região Norte

Heloisa Maximo Ferreira — Etapa 11 D (Educação Infantil) do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Dra. Zilda Arns (Jardim América IV);

Lucas Soares Evaris — 5º ano A do Cemeb Prof.ª Juvelita Pereira da Silva (Vila Real);

Região Oeste

Manuela Oliveira Santos — Etapa II D (Educação Infantil) do Cemeb Prof.ª Beatriz de Oliveira Campos (Vila Santa Terezinha);

Luiz Gustavo da Silva — 5º ano A do Cemeb Prof.ª Edite Schneider (Jardim Mirante);

Região Centro-Oeste

Lívia Maria Fernandes Pego — Etapa II A (Educação Infantil) do Cemeb Luiz Fioresi (Vila Popular);

Sofia Aparecida Marques da Silva — 5º ano A do Cemeb Padre Wilfrido Wieneke (Residencial Aimoré).

Resultado satisfatório

O coordenador municipal de Vigilância em Zoonoses da cidade, André Purgato, avaliou a campanha como positiva e destacou a grande presença de diversos apoiadores, inclusive de vereadores, para a viabilização de todas as premiações, algo que também motiva as crianças a se engajarem no projeto.

O balanço, na visão dele, é muito positivo, uma vez que a expectativa foi atingida. “As crianças se envolveram muito com o projeto, fizeram desenhos muito bons e com certeza adquiriram bastante conhecimento para levarem aos pais e guardarem para toda a vida. Esse combate ao Aedes aegypti é contínuo. A gente tem que realmente mudar o hábito da população e, para construir um bom hábito desde criança, acho que o melhor caminho é começar a conscientização desde cedo, porque depois, para corrigir em idades mais avançadas, é sempre mais difícil. Se conseguirem firmar essa ideia quando crianças, serão adultos conscientes”, afirma o coordenador.

Outros apoiadores e patrocinadores, que também receberam os devidos agradecimentos na solenidade de premiação, foram: Shopping Alegria, Grupo Cine, cooperativa odontológica Uniodonto Jundiaí, doceria e sorveteria Mini Delícias no Copo, e os vereadores Elton Vargas, Emerson Afonso, Alex Godói, Giba Moraes, Hulk, Chico Spinucci, Valdecir e Robertinho.

Outras presenças

Também participaram da manhã de premiações os seguintes profissionais da Prefeitura envolvidos com o combate à doença na cidade: a diretora de Vigilância Sanitária da cidade, Adriana Camargo, o coordenador técnico de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Eder Carmanini, a chefe da Vigilância em Zoonoses, Cassilda Pellini e a veterinária Karina Dorta. Como representantes da Unidade de Educação, o gestor municipal executivo de Educação, Geraldo Spolli e a diretora pedagógica Glauce Parazzi estiveram presentes.