Programa Arte Urbana SP chega em Várzea Paulista

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Proposta prevê um mural no Viaduto dos Emancipadores e uma oficina para potencias artistas do grafite da cidade

A realização do projeto será possível por meio da seleção na Chamada Arte Urbana SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Associação Paulista Amigos da Arte.

O Arte Urbana SP é um programa de apoio à realização de murais, instalações e intervenções de arte urbana e composição de galerias a céu aberto, utilizando temas e técnicas gráficas da arte de rua, executado por artistas, grupos e coletivos de relevância no cenário cultural local e regional. A ação consiste em um conjunto de ações regionalizadas de difusão cultural, com foco na expressão visual da cultura de rua, dialogando com as identidades locais e regionais dos municípios do Estado de São Paulo.

A proposta prevê um mural no Viaduto dos Emancipadores e uma oficina para potencias artistas do grafite da cidade, que está previsto para acontecer em setembro. Participarão do projeto os artistas da cidade e região:  Bru Yeah, Gustavo Tavares – Centavo, Henrique Ferreira – Rikao One e o Diogo dos Santos – DDS.

Segundo a gestora executiva de Cultura, Renata Câmara, desenvolver a Arte Urbana no município é muito mais do que pintar paredes com cores e desenhos. “Para nós ela é um elemento de transformação social. Trazer cores, formas, pinturas por meio da arte é trazer a discussão do papel da arte e o papel como cada morador lida e vive a cidade”, relata. “O Arte Urbana SP é a oportunidade de manter uma cidade viva, expressando nossas diversidades, fornecendo impulsos para esse segmento artístico e promover os novos olhares para que as estruturar urbanas sejam questionadas e reinventadas”, conclui a gestora.