Mês do Meio Ambiente leva novos peixes ao Rio Jundiaí

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

Ampliação do tratamento de esgoto para 94% em Várzea Paulista possibilitou que a vida voltasse ao Rio Jundiaí

No último sábado (25), servidores da Unidade Gestora de Meio Ambiente e vereadores municipais participaram da soltura de 2.100 peixes no Rio Jundiaí. A ação faz parte das iniciativas em celebração ao Mês do Meio Ambiente.

De acordo com o gestor da pasta, Peterson Ávila, o rio Jundiaí já voltou a ter um fluxo de vida. “Nos últimos cinco anos, Várzea Paulista ampliou em 94% a quantidade de esgoto tratado, isso possibilitou que o rio hoje seja classificado como classe 2, que permite a captação e tratamento de sua água”, explica ele.

Segundo Peterson, a equipe de Meio Ambiente fez observações em diversos pontos do rio, antes de realizar a soltura. “Os peixes da espécie Lambari vão ajudar a repovoar o Rio, servindo de alimento para outros peixes e aves. Aos poucos, o Rio está sendo repovoado”, informa Ávila.

Os 2.100 lambaris foram adquiridos por meio de uma doação da empresa CS Sucatas e uma arrecadação junto aos servidores da Unidade de Meio Ambiente.