Comissão escolhe cartazes vencedores de projeto de combate à dengue nas escolas

Destaques Educação - Destaques Notícias Saúde - Destaques

Autores serão premiados individualmente e turmas ganharão passeio; objetivo da mobilização é conscientizar e orientar as crianças quanto à luta contra a doença

No dia 13 de junho, uma comissão formada por gestores e técnicos das Unidades Gestoras de Saúde e Educação da Prefeitura de Várzea Paulista escolheram os seis alunos vencedores da premiação aos melhores cartazes do projeto sobre a luta contra a dengue nas escolas municipais. A seleção foi realizada no auditório da pasta de Educação, depois de uma seleção prévia feita pelas próprias escolas, dias antes. O intuito foi premiar um aluno por turma contemplando as três regiões da cidade (uma turma do Ensino Fundamental e uma da Educação Infantil por região).

Os materiais foram produzidos por crianças das 29 escolas da Rede Municipal, após um período de ações e estudos desde o fim de abril, que incluiu distribuição de panfletos e atividades em sala de aula.

Cada aluno vencedor será premiado individualmente com brindes doados pelo Shopping Alegria e as seis turmas nas quais estudam ganharão uma ida ao cinema do local, tudo no dia 30 de junho. Ao todo, são 9 mil alunos participantes.

Os vencedores foram:

Região Norte

Heloisa Maximo Ferreira — Etapa 11 D (Educação Infantil) do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Dra. Zilda Arns (Jardim América IV);

Lucas Soares Evaris —  5º ano A do Cemeb Prof.ª Juvelita Pereira da Silva (Vila Real);

Região Oeste

Manuela Oliveira Santos — Etapa II D (Educação Infantil) do Cemeb Prof.ª Beatriz de Oliveira Campos (Vila Santa Terezinha)

Luiz Gustavo da Silva — 5º ano A do Cemeb Prof.ª Edite Schneider (Jardim Mirante);

Região Centro-Oeste

Lívia Maria Fernandes Pego — Etapa II A (Educação Infantil) do Cemeb Luiz Fioresi (Vila Popular);

Sofia Aparecida Marques da Silva — 5º ano A do Cemeb Padre Wilfrido Wieneke (Residencial Aimoré)

Entre os participantes das comissões, estiveram o gestor municipal de Saúde, Fernando Collange, o coordenador municipal de Vigilância em Zoonoses de Várzea Paulista, André Purgato, e o gestor executivo municipal de Educação, Geraldo Spolli.

Mais sobre o projeto

O objetivo da mobilização contra a dengue nas unidades escolares é conscientizar e orientar as crianças quanto aos riscos e cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, tais como evitar água parada em recipientes como pneus ou pratinhos de flores e, se possível, fazer uso do repelente, sobretudo no período da manhã. Assim, os pequenos se tornam multiplicadoras de conhecimento em suas residências e na sociedade.