Prefeitura de Várzea Paulista zera agenda de atendimento para o Cadastro Único

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Atendimento foi ampliado de 30 vagas diárias para demanda livre

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora de Desenvolvimento Social, zerou a fila de atendimento para o Cadastro Único. O serviço passou por duas reorganizações, que ocorreram devido à grande demanda do município.

A primeira ocorreu em novembro de 2021, quando foi triplicado o atendimento e a segunda em abril deste ano. Desta forma, em 08 de junho, a fila de atendimento foi zerada e ampliada de 30 vagas diárias de atendimento, para demanda livre.

Segundo Daniele Simoni, responsável pelo Cadastro Único, a medida foi tomada diante da necessidade de atender o maior número de munícipes, que aumentou em virtude da situação econômica vivida em todo o país. “Buscamos soluções e concluímos que havia necessidade de contratar uma empresa para agilizar os atendimentos. Todo esse crescimento é resultado do empenho de uma gestão que prioriza o atendimento humanizado aos munícipes”, relatou ela.

Atendimento da Central do Cadastro Único

A Central do Cadastro Único atende de segunda a sexta-feira, das 08 às 16h30, na Rua Eduardo de Castro, n° 655, Vila São José. Para receber atendimento é necessário comparecer com os seguintes documentos de todos membros da família maiores de 18 anos:

• RG (obrigatório para membros da família a partir dos sete anos);
  • CPF (obrigatório para membros da família a partir dos sete anos);
  • Título de Eleitor;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento, ou Termo de Averbação;
  • Carteira de Trabalho (mesmo que esteja sem registro);
  • Último holerite ou comprovante de aposentadoria (caso trabalhe registrado ou aposentado);
  • Comprovante de residência atual (conta de luz, água, extrato de banco, conta de celular, antena digital, etc.).

Cadastro Único

O Cad. Único ou Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, além de trazer informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e dados de cada integrante da família.

O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro e, a partir desta ferramenta, formula e implanta políticas específicas para a redução das vulnerabilidades sociais expostas.