Várzea Paulista cria e empossa Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Desenvolvimento Social - Destaques Destaques Notícias

Novo colegiado será presidido por Talita Albuquerque Moreira, engajada há muitos anos na causa pelas pessoas com deficiência

Na última quinta-feira (15), no auditório da Praça CEU de Várzea Paulista, ocorreu a cerimônia de posse dos membros do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) para o biênio 2022-2024, criado este ano, após a gestão municipal acolher uma demanda importante da população e a nova legislação ser aprovada pela Câmara Municipal, de forma unânime, e sancionada pelo prefeito professor Rodolfo Braga. O órgão será responsável por fiscalizar, propor e acompanhar políticas públicas voltadas aos munícipes com deficiência.

Estiveram presentes o prefeito, várias outras autoridades municipais e membros do novo órgão municipal, composto por representantes dopoder público e sociedade civil organizada, que foram diplomados e oficialmente empossados, após a assinatura do termo de posse do Conselho, feita por Braga. A presidente eleita para o histórico primeiro biênio é Talita Albuquerque Moreira, munícipe que possui deficiência motora e luta há muitos anos pelos direitos dos varzinos que têm alguma deficiência. Hoje, ela faz parte da Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social.

Na cerimônia, ela fez questão de expressar a gratidão por fazer parte do colegiado e ter sido eleita presidente. Talita também parabenizou todos os integrantes do órgão e o prefeito. “É uma luta de muitos anos aqui na cidade e hoje este sonho se realiza. Parabenizo o prefeito por acolher essa causa com amor”, afirmou.

Dia histórico

Segundo a presidente do novo conselho, a cidade tem cerca de 6.800 pessoas com deficiência, cuja maioria não é vista, na avaliação dela, por barreiras arquitetônicas ou de atitudes da sociedade, motivo pelo qual se faz muito importante a luta da qual o CMDPD participará, para que esses munícipes possam ter ânimo para viver e razões para seguir. “Várzea Paulista nunca teve essa oportunidade e as pessoas com deficiência mereciam esse olhar que o senhor (prefeito) tem tido. Muitas pessoas não têm força para empreender essa luta sem ajuda. Agradeço ao prefeito e a todos aqui presentes”, finalizou.

O prefeito informou que Talita será nomeada, muito em breve, chefe de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência. O intuito é que ela possa ter acesso mais rápido ao Gabinete Municipal e, assim, as demandas levadas ao prefeito pelo conselho tenha o andamento bastante célere. “Estava conversando com a Talita e afirmando meu desejo de que nossa cidade seja referência na causa. Quero que ela fale diretamente comigo, para que a Prefeitura dê ferramentas e atenda a essa parte da população representada pelo conselho, ajudando a tornar o andamento dessas ações o mais rápido possível”.

Braga também enalteceu a importância da Câmara Municipal, no processo de aprovação da nova lei, que instituiu o conselho, destacou o crescimento como ser humano que sente ao possibilitar que a administração participe de ações de inclusão social, como a criação do novo colegiado. O conselho dará voz à população, na avaliação do mandatário. Por fim, o prefeito revelou o grande interesse por parte do governador Rodrigo Garcia em ajudar. “Ele já chegou a ser secretário estadual de desenvolvimento municipal e se encantou com a notícia da criação desse colegiado. Deixou as portas do Governo Estadual abertas para nos ajudar a sermos referência”, concluiu Braga.

O vice-prefeito e gestor municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Pasqualino, também reconheceu o engajamento da presidente e afirmou que ela é merecedora do cargo pela luta que empreende há muitos anos, sendo pioneira, na avaliação dele, na causa pelos varzinos com deficiência. Ele também enalteceu a importância do trabalho do chefe da Casa Civil, João Paulo Souza (também presente na solenidade), para a concretização do conselho e parabenizou todos os conselheiros.

Confira a composição para o biênio 2022-2024:

Representantes do poder público

Titular:                        Luiz Antônio Lopes Garcia

Suplente:                   Tatiane Roberta Missari Cardoso

Outras presenças

Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Aparecido, e os gestores municipais de Desenvolvimento Social, Leandro Marques; Saúde, Fernando Collange; Esporte, Leonardo Lopes; e Gestão Pública, Marcelo Breschi.

O diretor técnico da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade, Luiz Garcia, e os vereadores Alex Godói, Adrianin, Giba Moraes, Elton e Marcio Nunes também participaram.