“Introdução à Educação Emocional – Programa Amigos do Zippy”, tem como objetivo capacitar os profissionais da educação e alunos com habilidades emocionais e sociais
Na última quinta-feira (09), a Prefeitura Municipal de Várzea Paulista, por meio da Unidade Gestora Municipal de Educação, apresentou aos professores da Rede Municipal de Educação, o Programa de Saúde Emocional “Introdução à Educação Emocional – Programa Amigos do Zippy”, que abrangerá ações com alunos e profissionais da educação, buscando capacitá-los com habilidades emocionais e sociais. A iniciativa é desenvolvida pela Asec (Associação pela Saúde Emocional de crianças).
De acordo com a Gestora Municipal da Unidade de Educação, Magali Souza, o ambiente escolar é um dos facilitadores no desenvolvimento social das habilidades e competências da vida do estudante. “Compreender os aspectos que envolvem a saúde emocional de professores e alunos é de extrema relevância, pois o mesmo atua em contato no cotidiano escolar em situações diversas e complexas, que requerem preparo emocional e social”, comenta Souza.
A gestora também ressalta que as vivências durante o período da pandemia, são algumas das características que podem refletir em diversos níveis no desenvolvimento dos estudantes. “Com a ruptura das aulas presenciais, a alteração brusca da rotina, os sentimentos e as sensações que afloraram, envolvendo luto e emoções diferenciadas que alguns alunos e familiares podem ter enfrentado podem refletir em diversos níveis no desenvolvimento dos estudantes, por isso essa capacitação deve contar com profissionais especializados para orientar os educadores a adotar metodologias e abordagens comprovadamente eficazes com embasamento científico”, relata Magali.
Segundo a psicóloga da Equipe Asec, Silmara Meireles, a atuação da escola sobre o desenvolvimento emocional é crucial, por isso o curso fornece um ambiente acolhedor e seguro, desta forma colhendo sempre resultados positivos, por onde passa. “O curso fornece um espaço acolhedor para o educador cuidar de sua saúde mental, o fazendo retornar como uma pessoa melhor para o ambiente escolar”, citou ela. “Isso o incentiva a adotar as metodologias que aprendeu na formação, no cotidiano com as crianças. Desta maneira, as preparando para as possibilidades e responsabilidades da vida”, finalizou a psicóloga.
Impacto no desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais dos alunos;
- Solidariedade;
- Convivência no grupo;
- Manifestação assertiva de opinião;
- Autoconhecimento;
- Redução de comportamento agressivo;
- Autocontrole;
- Responsabilidade assumida;
- Autoconfiança Autoestima;
- Superação de mudanças e perdas;
- Estabelecimento de vínculo de confiança;
- Expressão de prazer no ambiente escolar.
Impacto pessoal e profissional para os professores
- Relacionamento afetivo com a turma;
- Instrumentalização para apoio emocional do aluno;
- Instrumentalização para lidar com comportamentos decorrentes de dificuldades emocionais dos alunos;
- Ressignificado do papel do professor;
- Crescimento pessoal;
- Compartilhamento das aprendizagens;
- Reforço positivo para o aluno;
- Transferência da metodologia para outras disciplinas;
- Importância de se comunicar bem com toda comunidade.