Várzea Paulista é selecionada no programa Tradição SP

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Projeto “Nossas Cores”, que celebra o Mês da Consciência Negra foi contemplado pelo Governo Estadual

O programa Tradição SP apoia ações culturais relacionadas a festas, celebrações, festivais, feiras e demais eventos que valorizam a cultura local, identidades regionais e história dos municípios do Estado de São Paulo. Cem municípios foram selecionados para participar do programa e obter apoio a ações que contemplem a realização de eventos locais, que sejam uma tradição do calendário local, com grande impacto cultural e sejam realizados no segundo semestre de 2022.

A Prefeitura de Várzea Paulista, por meio da Unidade Executiva de Cultura e Turismo inscreveu o projeto “Nossas Cores”, que celebra o mês da Consciência Negra e foi selecionado. Previsto para acontecer nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o evento terá atividades culturais, como apresentações musicais, exposições, rodas de conversa e ações afirmativas para celebrar da data.

De acordo com a gestora executiva de Cultura, Renata Câmara, o evento “Nossas Cores” está em fase de planejamento e a partir do projeto aprovado, será construído coletivamente com quem representa o segmento. “As ações afirmativas para as discussões acerca da igualdade e equidade racial tem sido uma demanda apresentada pela Sociedade Civil e durante a 8º Conferência Municipal de Cultura ficou mais evidente a reivindicação para ações, debates e atividades”, explica ela.

Segundo Câmara é o momento para refletirmos sobre a posição dos negros na sociedade, que mesmo com tanta contemporaneidade e avanços, ainda se faz necessário discutir assuntos bases como discriminação racial, equidade e violência da população negra. “Reforçar as comemorações e atividades do Mês da Consciência Negra caminha para a construção de uma sociedade com cidadania, justa e equitativa”, reforça a gestora. “Temos consciência de que a conquista do direito é uma luta sem tréguas, além do mês de novembro, a luta se prolonga ao longo de todo o ano em busca de atitudes que combatem o racismo”, destaca Renata.

Juntos pela Cultura

O programa Juntos Pela Cultura visa estreitar a parceria entre o Governo do Estado e as Prefeituras na área cultural, fortalecer a produção independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa de São Paulo. A gestão e produção do programa é da Amigos da Arte.