Implantação do Espaço Árvore dá início ao Mês do Meio Ambiente em Várzea Paulista

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

Calçada em frente à UBS Jardim Cruz Alta ganha cinco mudas de árvores nativas; nos próximos meses, as proximidades de todos os espaços públicos municipais receberão plantios

Na manhã desta segunda-feira (6), Várzea Paulista viveu o primeiro dia do Mês do Meio Ambiente, programação da Unidade Gestora de Meio Ambiente da Prefeitura em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente — 5 de junho (último domingo). A calçada em frente à UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Cruz Alta recebeu cinco mudas de árvores nativas brasileiras: dois ipês amarelos e três canudos-de-pitos, plantados por equipes das pastas municipais de Meio Ambiente e Saúde. É o início do projeto Espaço Árvore, cujo intuito é deixar todas as frentes de espaços públicos municipais arborizadas.

Além do plantio das mudas, que são do Viveiro de Mudas Municipal, o entorno delas recebeu grama amendoim, adquirida pela Prefeitura recentemente. De acordo com o gestor municipal de Meio Ambiente, Peterson Avila, o projeto está no plano de governo e foi instituído por uma nova legislação municipal, aprovada no ano passado.

“Empreendimentos novos como galpões e loteamentos precisam ter o Espaço Árvore e, ao longo dos próximos meses, vamos, gradativamente, fazer esses plantios em frente aos demais espaços públicos municipais, priorizando árvores nativas e sempre respeitando o local e considerando variáveis como presença de fios, etc.”, explicou. O loteamento Parque Petrópolis, atrás do Jardim Buriti, já é um exemplo de empreendimento que segue a nova determinação legal. Segundo o gestor, a ideia é que esses espaços possam incentivar os munícipes, de modo geral, a arborizarem as calçadas.

Os gestores executivos municipais de Saúde, José Roberto Spinucci e Jane de Freitas, também participaram do plantio. “Com arborização, o ar fica melhor e a cidade, mais bonita. Pedimos a colaboração de todos para a conservação do que for plantado”, afirmou Spinucci.

Entre outras pessoas envolvidas no plantio, estiveram o gestor executivo municipal de Meio Ambiente, João de Lima, e o coordenador municipal de Licenciamento Ambiental, Rafael Tamberlini.

A programação completa do Mês do Meio Ambiente pode ser conferida em: https://tinyurl.com/rdzurrnw.

Denuncie

Para denunciar qualquer depredação a espaços verdes da cidade, é só entrar em contato com a GCM (Guarda Civil Municipal), por meio do número 153, em qualquer dia e horário. Outra opção é fazer a denúncia pessoalmente, na Unidade Gestora de Segurança Pública, que fica no Facilita (Rua João Póvoa, 97 — Jardim do Lar). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.