Campanha do Bem Estar Animal é promovida pela Unidade do Meio Ambiente de Várzea Paulista

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

No Mês do Meio Ambiente a ação acontece com o intuito de conscientizar sobre a posse responsável de animais

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, a Unidade Gestora de Meio Ambiente de Várzea Paulista realiza uma série de atividades ao longo de todo o mês. Entre elas, está a campanha do Bem Estar Animal, que tem como intuito, mostrar o que são maus tratos e conscientizar a população sobre a posse responsável de animais de pequeno, médio e grande porte.

Segundo a médica veterinária do setor do Meio Ambiente, Nanci Martinuzzo, a campanha do Bem Estar Animal ocorrerá até o dia 29 de junho, onde a Unidade Gestora, distribuirá panfletos, junto com mudas para a população. “O lugar dos animais não é na rua, por isso distribuiremos panfletos de orientação e conscientização. Além dos cartazes que serão colocados em órgãos públicos e comércios”, relatou ela.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental e Bem Estar Animal, Claudemir Donizete Pedroso, o intuito da campanha é minimizar o abandono e os maus tratos aos animais de pequeno, médio e grande porte. “Por meio da conscientização da população buscamos proteger os animais em todos os aspectos”, explica Pedroso. Maltratar ou abandonar animais é crime, de acordo com a Lei 9.605/1998, Art. 32.

O que são maus tratos:

•  Abandonar animais;
  •  Ferir, mutilar ou envenenar, inclusive os de rua;
  •  Manter presos em pequenos espaços e sem higiene;
  •  Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
  •  Deixar sem ventilação ou luz solar;
  •  Não dar comida e água diariamente;
  •  Negar assistência ao animal doente ou ferido;
  • Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
  • Capturar e manter animais silvestres não legalizados (gambá, tartaruga, aves, macacos, etc.);
  • Promover violência como rinhas, farra do boi, etc.

Como cuidar de seu animal e mantê-lo saudável e feliz

• Necessidade de abrigo – Proteção contra sol, chuva e vento, com espaço suficiente ao tamanho do animal;
  • Alimentação adequada – Apropriado de acordo com a espécie, idade e tamanho;
  • Água limpa e fresca – Bebedouro limpo, mantido a sombra e a disposição;
  • Vacinação correta de acordo com a espécie – É responsabilidade do tutor, manter a vacinação em dia, tanto para raiva, quando para outras viroses. As vacinas devem ser anuais e realizadas por veterinários;
  • Controle de parasitas periódicos – Mantenha seus animais livres de pulgas, carrapatos e vermes, pois eles podem transmitir doenças a outros animais e para os humanos;
  • Castração e identificação – A cirurgia de castração é o único método eficaz para prevenir as crias indesejadas e principalmente o abandono, e também pode prevenir algumas doenças como o câncer. A identificação, microchip ou plaquinha, ajuda na localização dos animais perdidos;
  • Regras de passeio – Sempre acompanhados de seu tutor, usando coleira e guia, os animais agressivos ou de raças agressivas devem utilizar focinheira durante o passeio. Recolha as fezes, além de mostrar sua educação, é obrigatório por lei.

Combate aos Maus Tratos

Denúncias de maus tratos podem ser realizadas nos canais oficiais da Prefeitura, através da Ouvidoria, no telefone 4595-0037 ou WhatsApp (11) 94365-2884; na Unidade Gestora do Meio Ambiente, por meio do telefone 4606-8673, e ainda, na Guarda Municipal, pelo 0800 7700 811.