Várzea Paulista celebra o Mês do Meio Ambiente

Destaques Meio Ambiente - Destaques Notícias

Ações serão realizadas durante todo o mês de junho, com plantios, campanhas de posse responsável e soltura de peixes no Rio Jundiaí

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, a Unidade Gestora de Meio Ambiente de Várzea Paulista realiza uma série de atividades ao longo de todo o mês, como plantios, campanhas de posse responsável e soltura de peixes no Rio Jundiaí.

De acordo com o gestor da pasta, Peterson Avila, o intuito é promover a conscientização da população. “Queremos deixar em evidência a importância sobre a conservação do verde no município e o cuidado com os animais, tendo, assim, um melhor meio ambiente para o convívio de toda a cidade”, relata.

Entre as ações que serão realizadas estão a implantação do projeto Espaço Árvore Modelo. “O projeto ajuda na infiltração da água no solo e cria uma arborização no município, proporcionando bem-estar para a população, floração, alimento para os pássaros. A primeira fase prevê a arborização dos prédios públicos municipais, e vamos começar pela UBS (Unidade Básica de Saúde) Cruz Alta”, explica o gestor. A iniciativa faz parte do Programa Planeja e está prevista na Lei de Arborização Urbana, aprovada em dezembro de 2021.

Também serão realizadas ações sobre o bem-estar animal, cujo objetivo é  conscientizar a população em relação ao abandono e maus-tratos a cães e gatos.

O Mês do Meio Ambiente também vai promover a soltura de peixes da bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), no Rio Jundiaí, que visa trazer a conscientização ambiental de cuidado e limpeza com o rio e seus afluentes. “A ação ajuda a devolver a vida ao rio, que é tão importante e fornece água para o abastecimento municipal”, adianta Avila. Para finalizar o mês, serão doadas mudas de árvores nativas brasileiras e de orquídeas, símbolo de Várzea Paulista.

Confira a programação:

06/06 (Seg) – Implantação do Espaço Árvore Modelo*

Local: UBS Jardim Cruz Alta — Rua Guaxupé, 93

07/06 (Ter) – Campanha de Bem-Estar animal – Posse Responsável e Maus-Tratos

Início da Instalação de faixas, cartazes e distribuição de materiais impressos durante o mês

Local: toda a cidade

09/06 (Qui) – Implantação de Paisagismo

Local: Avenida Costa e Silva (trecho) — Jardim do Lar

18/06 (Sáb) – Mutirão de Limpeza pela cidade

Limpeza de áreas públicas em parceria com os voluntários do Instituto Limpa Brasil e Unidade Gestora de Infraestrutura

21/06 (Ter) – Lançamento do Manual de Poda (versão digital)

Local: Site da Prefeitura – Página da Unidade Gestora de Meio Ambiente