Unidades Gestoras de Educação e Esporte de Várzea Paulista realizam os Jogos Escolares pela primeira vez

Destaques Educação - Destaques Notícias

Disputa começa nesta quarta-feira, dia 1º de junho e segue até novembro. Atividade envolve alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

A rede municipal de ensino de Várzea Paulista realiza um feito inédito para integrar os alunos: os ‘Jogos Escolares: Várzea no Pódio’. A disputa começa nesta quarta-feira, dia 1º de junho e segue até 10 de novembro. O evento contará com diversas atividades que fazem alusão aos Jogos Olímpicos, como revezamento da Tocha Olímpica, Pira Olímpica e cerimonias de abertura e encerramento. A ação é uma iniciativa da Unidade Gestora de Educação e da Unidade Gestora de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo.

De acordo com a gestora municipal de Educação, os Jogos Escolares tem articulado e movimentado a Educação, Esporte e Cultura sendo gratificante a parceria e envolvimento de todos. “As vivências e experiências que envolvem ações em prol de um esporte e educação inclusiva pautados em valores como respeito, lealdade, solidariedade e responsabilidade por meios dos jogos em grupo, criação do logo, mascote, juramento, outros artefatos e ações que contribuem para a formação cidadã dos estudantes”, explica.

Para envolver toda a comunidade escolar, os alunos serão divididos em duas faixas etárias. A primeira de 3 a 8 anos, que envolve crianças do Maternal ao Ensino Fundamental (Anos 1, 2 e 3), que participarão de jogos e brincadeiras.

Já os alunos entre 9 e 11 anos, que estão no Ensino Fundamental (Anos 4 e 5) participarão de diversas modalidades esportivas, como: Futsal (Masculino e Feminino), Voleibol Adaptado (Misto), Dama (Misto), Dança (Misto) e Queimada (Misto).

Além de modalidades de Atletismo, que incluem Corrida de 25 metros (Masculino e Feminino), Corrida de 50 metros (Masculino e Feminino), Corrida de 100 metros (Masculino e Feminino), Corrida de Revezamento 4×25 (Masculino, Feminino e Misto), Arremesso de Pelota (Masculino, Feminino), Arremesso de Disco (Masculino, Feminino), Salto em Distância (Masculino, Feminino), Salto em Altura (Masculino, Feminino) e Corrida com Barreira 40 metros (Masculino, Feminino).

Organização

Os Jogos interclasses vão até julho, no mês de agosto os professores finalizam os treinos das modalidades esportivas nas Unidades Escolares e em setembro acontece a 2ª Fase dos jogos, que envolve três 3 regiões da cidade. Em outubro, as Estafetas ocorrem em todas as Unidades Escolares, desde o Maternal 2 ao ano 3, e novembro, as finais dos Jogos Escolares para os alunos dos Anos 4 e 5.

As disputas finais de atletismo serão realizadas no Campo do Jardim Cruz Alta e as demais modalidades no Ginásio de Esportes Vila Popular.

Premiações

As Unidades Escolares também vão organizar oficinas para os alunos entre 9 e 11 anos para a confecção da premiação, como medalhas, coroas, troféus e buque de flores, que serão trocados entre os alunos durante as disputas.

Mascote e logo

Como o objetivo dos Jogos Escolares é envolver as crianças em todas as etapas, a criação da mascote e do logo também contou com o apoio dos pequenos. Orientados pelos professores, os alunos elaboraram pesquisas e estudos que trouxeram conhecimentos sobre a importância da mensagem que estes símbolos passam ao público que acompanharão os jogos na cidade.

Entre todas as imagens criadas, uma comissão escolheu os vencedores, que são: Mascote – aluno Cauã Henrique P. de Mello, 3º Ano B, da CEMEB Carlos de Almeida e Logo – aluna Isabela Costa de Morais, 5º Ano F, da CEMEB Edite Schneider.

O nome da mascote foi escolhido por votação popular, as redes sociais da Prefeitura, que o batizou de ‘Orquidinho’.