Encerramento oficial do Maio Amarelo tem teatro de fantoches na escola Anísio Teixeira

Trânsito - Destaques

Peça do Clube do Bem-te-vi (da Polícia Militar e Detran) ensinou a alunos, de forma bem-humorada, regras de trânsito importantes, como o uso do cinto de segurança no banco traseiro

O encerramento oficial do Maio Amarelo em Várzea Paulista contou com uma animada e interativa apresentação realizada pelo Clube do Bem-te-vi (programa da Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP [Departamento Estadual de Trânsito), em parceria com a Polícia Militar do estado). Nesta segunda-feira (30), a escola municipal Anísio Teixeira (Jardim América II) agitou 460 alunos dos Anos I a V do Ensino Fundamental com muita informação e orientação de trânsito, em duas sessões. Na apresentação da tarde, autoridades municipais e estaduais prestigiaram o teatro e houve sorteios de brindes.

Por meio de vários personagens interpretados por integrantes da PM, a companhia de teatro passou, de forma muito divertida e até mesmo musical, em alguns momentos, regras importantes de trânsito, como o uso de cinto de segurança no banco traseiro (foco do Maio Amarelo em Várzea Paulista), a proibição da direção quando se está alcoolizado e o significado das cores dos semáforos de veículos e pedestres.

Após a peça, houve um momento para todo mundo, incluindo a equipe da Unidade Gestora de Trânsito da Prefeitura, na parte da tarde, balançar o esqueleto e dançar bastante, em uma música voltada às cores do semáforo. As crianças exalaram animação e interagiram bastante. Os cabos Varella, Afonso e Marta, do Comando do Policiamento de Trânsito do batalhão da capital paulista, foram os responsáveis por animar os fantoches e interpretar personagens como o ser mágico “Faixa de Pedestres” e uma guarda de trânsito.

O gestor municipal de Trânsito, Marco Bueno, fez questão de agradecer todos os envolvidos na peça, a equipe gestora da escola e a PM, que auxiliou a Prefeitura ao longo de todo mês, inclusive com ações conjuntas de orientação, em parceria com a GCM e a Unidade de Trânsito. Ele também enalteceu o trabalho realizado pela ex-gestora municipal de Trânsito, Simone Bifani, que liderou o início do engajamento da cidade no movimento nacional Maio Amarelo.

Para ele, após tantas atividades ao longo do mês, incluindo passeatas com alunos municipais e várias ações com o envolvimento das escolas, o Maio Amarelo deixa uma marca importante na cidade.

“Tivemos caminhadas, palestras, o encerramento com o teatro de fantoches, junto da Polícia Militar e Detran. O engajamento da Unidade de Educação foi muito forte este ano, maior ainda que o esperado. Todas as escolas pediram algumas atividades. Infelizmente não pudemos estar em todas, mas todas realizaram ao menos uma ação alusiva ao Maio Amarelo. No dia 25, a Unidade de Educação pediu que todos das escolas da Rede Municipal usassem amarelo. Eu acho que nós fizemos deste mês algo que vai ficar na lembrança das crianças e eles vão levar isso para casa. Ouvi relatos inclusive de pais que disseram: ‘meu filho me chamou atenção porque dei uma paradinha em um local onde uma placa indicava que isso era proibido’. As crianças mostram conhecimento sobre as placas. Como nosso enfoque foi a importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro e a maioria dos passageiros traseiros é formada por crianças, a grande participação delas nas ações do Maio Amarelo e o aprendizado que demonstram me faz pensar que nosso objetivo foi atingido”, relata.

O diretor da escola, Fabiano Falasco, mostrou-se bastante grato pela recepção das peças na escola, ao ser citado por Bueno.

Após a peça, foi realizado um sorteio de dez ingressos de cinema, doados pela empresa de transportes varzina Transkompa — cinco crianças foram sorteadas e ganharam dois ingressos cada, sendo um deles para um acompanhante adulto. A escola de trânsito CETT, também da cidade, doou um curso de instrutor de trânsito — a criança sorteada vai levar para casa o vale curso, que poderá ser usado por um familiar adulto.

Outras autoridades presentes foram o gestor executivo municipal de Educação, Geraldo Spolli, a gestora executiva municipal de Cultura, Renata Câmara, o sargento Tavares (representando o capitão Drezza), o major Botolassi e o diretor municipal do Procon, Junior Bifani.

Agentes de trânsito promoverão orientações nesta terça (31)

A ação será realizada em frente à sede da Unidade de Trânsito, na Avenida Bertioga. Os agentes distribuirão panfletos e prestarão informações a condutores.

Peça retorna à cidade em junho  No mês que vem, oito escolas municipais vão receber a peça do Clube do Bem-te-vi.