Encontro de Companhias de Santos Reis de Várzea Paulista será retomado em junho

Cultura e Turismo - Destaques Destaques Notícias

Será a 15ª edição da festividade, que retorna após considerável melhora nos índices da pandemia; companhias, duplas sertanejas, convidados especiais e religiosidade marcarão evento

O Encontro de Companhias de Santos Reis de Várzea Paulista será realizado na Praça CEU, dias 11 e 12 de junho, para resguardar uma importante tradição popular da cidade e celebrar as 15 edições do evento. A edição de 2022 ocorre três anos após o último encontro. A paralisação foi necessária como precaução contra a Covid-19. A organização será feita pela Companhia de Santos Reis Luz Divina, de Várzea Paulista, uma tradição da festa, e, além das já esperadas companhias de diversas cidades e religiosidade, duplas sertanejas da região e apresentações especiais do grupo de catira Família Du Catira e Banda da GM de Itapevi marcarão a festa familiar. Os preparativos seguem a todo vapor.

“A nossa Folia de Reis reforça a nossa cultura local, nossas diversidades culturais e tradições. Retornar aos eventos presenciais, entre eles o Encontro de Companhias de Santos Reis, é a oportunidade de valorizarmos e reconhecermos essa tradição que tanto se faz presente na vida de muitos moradores. A Folia de Reis resgata uma memória afetiva em muitas pessoas, que deixaram suas cidades natais, vivenciaram essa cultura de fé e tradição quando crianças e jovens, e depois vieram para Várzea Paulista construir suas vidas”, declara a gestora executiva municipal de Cultura, Renata Câmara. “Apresentar essas raízes para a população é uma maneira de valorizar os conhecimentos populares, evitando que sejam esquecidas ou adormecidas”, complementa.

“Esse é o maior evento de cultura popular da nossa região e nossa Companhias de Santos Reis Luz Divina é reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo”, finaliza a gestora.

Segundo Jota Moreira, representante da Prefeitura que dirige e acompanha a produção junto à comissão de organização, a população poderá esperar um evento grandioso, familiar e bonito, com destaque para a comemoração as 15 edições do evento, como uma homenagem a essa história. “Será valorizado e reconhecido cada folião que contribui para a história do Encontro de Companhias de Santos Reis de Várzea Paulista. É uma data especial e merece uma decoração especial. Serão fitas coloridas, fuxicos, estandartes, chitas e chitão, produzidos artesanalmente com a ajuda voluntária de algumas artesãs da cidade, para valorizarmos ainda mais a cultura popular”, afirma.

Programação

No sábado (11), das 16h30 às 22h00, duplas e cantores sertanejos da região se apresentarão. No domingo, a abertura será realizada com a missa campal a partir das 08h30, seguida da abertura das apresentações das companhias de reis convidadas, que prosseguem até o fim da tarde. Após as companhias se apresentarem, dois convidados especiais farão parte das apresentações finais e brindarão o público – a Banda da Guarda Municipal de Itapevi e o tradicional grupo de catira Família Du Catira. A Praça CEU fica na Rua João Póvoa, s/n — Jardim do Lar.

Confira a programação completa:

Sábado (11)

16h30 – Hélio Reis e Zé Moreno

17h00 – Buena Jones

17h30 – Os Canhoteiros

18h00 – Joel e Jackson

18h30 – Lucas e Mesquita

19h00 – Banda Os Tradicionais

19h50 – Gil Carvalho e Sergio Viola

20h30 – Renato Mesquita e Roni Matos

Domingo (12)

08h30 – Missa campal