Várzea Paulista celebra Semana Mundial do Brincar com diversas atividades e ‘receituário do brincar’

Destaques Educação - Destaques Notícias

Ações têm conseguido envolver crianças, servidores municipais e comunidade, com muito incentivo às brincadeiras

Várzea Paulista participa ativamente da Semana Mundial do Brincar, celebrada de 21 a 29 de maio. Todas as creches municipais, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Crass (Centros de Referência de Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da cidade têm realizado atividades lúdicas e outras ações, com o tema “Confiar na Força do Brincar”. Um dos destaques deste ano é o “receituário do brincar”, usado por médicos pediatras do Município para recomendar brincadeiras às crianças.

As ações, que sempre ressaltam a força do brincar, são organizadas pela equipe municipal do Primeiríssima Infância, formada por servidores da Prefeitura. O programa estadual, acolhido pela cidade há muitos anos, foca no bem cuidar de crianças de 0 a 3 anos de idade e na conscientização sobre a importância de saber acolher e desenvolver os pequenos nessa fase tão importante da vida. As atividades da Semana Mundial do Brincar contam com o apoio das instituições Aliança pela Infância e Terre des Hommes.

A articuladora municipal do programa, Dra. Luciana Brandão Valentini, pediatra da rede municipal de atenção básica que atua na UBS Santa Terezinha, explica que as brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento das crianças.

“O brincar promove o desenvolvimento físico, psíquico, motor e social das crianças, faz com que elas se expressem, mostrem sentimentos, relacionem-se melhor entre elas e com o mundo à sua volta. Desenvolver todo esse potencial de criatividade no brincar faz que elas fiquem cada vez mais seguras e autoconfiantes. A brincadeira entre as famílias as une cada vez mais, constrói vínculos afetivos com os pais e demais familiares, humaniza e permite que se tornem adultos mais seguros e confiantes em si mesmos”, declara.

Segundo a articuladora, as ações nas escolas têm chamado a atenção. “Está uma maravilha. As crianças estão brincando, interagindo com os professores”, relata. As UBSs também estão com programações específicas de atividades alusivas à importância do brincar.

Os órgãos municipais de desenvolvimento social têm exibido faixas de conscientização em referência ao Maio Laranja, campanha nacional de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

A programação vai até a próxima sexta-feira (27).