Alunos da escola CEMEB Pref. João Aprillanti participam de passeata do Maio Amarelo

Destaques Notícias Trânsito - Destaques

230 crianças, equipe escolar, membros da Unidade de Trânsito e autoridades caminham por vias da Vila Santa Terezinha, distribuem flores amarelas e exibem cartaz de conscientização

A manhã desta quarta-feira (25) foi bastante movimentada para 230 alunos do Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Prefeito João Aprillanti (Vila Santa Terezinha), seus professores e a equipe gestora da escola. Acompanhadas por gestores e técnicos da Unidade Gestora de Trânsito da Prefeitura de Várzea Paulista, o Bonecão do Trânsito e o prefeito professor Rodolfo Braga e as crianças percorreram trechos de vias do bairro, com destaque para a Avenida Fernão Dias Paes Leme. Entre as ações ao longo da passeata, houve distribuição de flores amarelas a pedestres e exibição de um cartaz de conscientização.

É mais uma ação do movimento nacional Maio Amarelo, de conscientização no trânsito, na cidade. “Queremos chamar a atenção da população com essa atividade das crianças”, explicou o gestor municipal de Trânsito, Marco Bueno.

O trecho da Avenida Fernão Dias percorrido, com a participação da diretora da escola, Patrície Veraldi, foi entre os cruzamentos com as Ruas Valentina de Castro e Maria Aparecida. Os animados alunos participantes, com adereços e/ou roupas amarelas, são dos Anos I a V do Ensino Fundamental. Somados aos 230 integrantes da passeata prevista para a tarde, constituem o total de alunos da unidade escolar.

O prefeito gostou bastante da iniciativa. Para Braga, as crianças são os melhores multiplicadores possíveis da mensagem do Maio Amarelo, que, em Várzea Paulista, foca na conscientização sobre a importância de usar o cinto de segurança no banco traseiro, algo muitas vezes não usado. “Conscientizar por meio das crianças é a melhor maneira. As crianças chamaram a atenção durante a passeata, entregaram flores na caminhada, mostrando que a prevenção é necessária até mesmo para a vida deles, né, que são sempre passageiros nos carros e podem pagar um preço alto por uma falta de consciência do motorista, sendo vítimas dessa imprudência”, afirmou o mandatário.

A terça-feira foi de roupas amarelas em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino e, após a passeata da manhã, a equipe da Unidade Trânsito fez entrega de panfletos na entrada e saída de alunos do Cemeb Juvenal Cândido (Jardim Buriti), para conscientizar os pais.

Na próxima quinta-feira (26), cerca de 400 alunos da creche Arnaldo Netto (Jardim Itália) participam desse mesmo tipo de passeata do Maio Amarelo, na busca de conscientizar as proximidades da escola.

Outras atividades

Na próxima segunda-feira (30), haverá duas apresentações do Maio Amarelo no Cemeb Anísio Teixeira (Jardim América II), da peça educativa do Clube do Bem-te-vi (programa coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP [Departamento estadual de Trânsito], em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo). As exibições serão para alunos da escola.

As crianças que tiverem pintado os desenhos do Maio Amarelo participarão de um sorteio ingressos de cinema para alunos e pais, doados pela empresa parceira Transkompa. Após a apresentação da tarde, o prefeito professor Rodolfo Braga e outras autoridades participarão de um ato no local.

Na terça-feira (31), uma equipe de agentes de trânsito distribuirá panfletos a condutores em frente à sede da Unidade de Trânsito, na Avenida Bertioga.