Paratleta realiza oficina com professores de educação física da rede municipal

Destaques Educação - Destaques Notícias

Altair Maragne, que compete no atletismo e no rollerski, dividiu sua experiência sobre prática esportiva e inclusão

A realização dos Jogos Escolares na rede municipal de ensino de Várzea Paulista está trazendo novas vivencias para os professores e equipe de coordenação. Como a atividade visa envolver alunos da rede, entre 3 e 11 anos, se preparar para integrar os alunos com deficiência é uma parte importante da iniciativa.

Para isso, na tarde de terça-feira (24), professores de educação física e coordenadores da rede de ensino municipal, participaram de uma oficina na Praça CEU, que contou com a presença do paratleta Altair Maragne, do coordenador da Apae e professor de Educação Física, André Luiz da Silva Santos e da Pedagoga da Apae, especializada em Deficiência Intelectual, Maria Cristina Godoy Manfrotti. Os profissionais falaram sobre como incluir crianças com deficiência na prática esportiva.

Segundo a diretora pedagógica de Várzea Paulista, Glauce Parazzi, é importante ter um olhar atento as necessidades dos alunos. “Nosso intuito é contribuir para o fazer da prática esportiva nas escolas e como podemos cada vez mais envolver a todos nas atividades”, relatou.

Um novo começo

O paratleta e engenheiro mecânico, Altair da Silva Maragne, de 32 anos, teve um importante marco em sua vida, que mudou completamente sua maneira de agir e viver. Aos 21 anos, voltando da faculdade, ele sofreu um acidente de carro, fraturou algumas vertebras e ficou sem o movimento das pernas.

Quando jovem a prática esportiva não fazia parte do seu dia a dia, mas após o acidente, foi um fator primordial para voltar a se sentir bem. “Depois do acidente eu fiz reabilitação no Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), voltei para a empresa onde eu estagiava e terminei a faculdade. Mas após algum tempo fiquei desempregado e retornei para o programa, onde comecei a treinar. Me encontrei no esporte e hoje sou um profissional”, relata.

Atualmente Altair compete nas modalidades de corrida em cadeira de rodas (atletismo) e rollerski. Além de praticar hand bike. ‘No começo foi difícil, tive que reaprender tudo. Mas com a prática esportiva fui me reencontrando e me adaptando”, conta o atleta.

Segundo Altair o esporte trouxe emoções positivas e independência. “Quando você se mostra praticando uma atividade física, você é visto pela sua capacidade e não como um coitadinho. Hoje sou visto pela minha independência, tenho meu salário do bolsa atleta e sigo fazendo coisas que nunca havia imaginado”, afirma o jovem. “Eu tenho alegria em acordar cedo e sair de casa para fazer algo que eu gosto e foi o esporte que me proporcionou isso”, conclui Altair.

Jogos Escolares

A rede municipal de ensino de Várzea Paulista realiza um feito inédito para integrar os alunos: os ‘Jogos Escolares: Várzea no Pódio’. A disputa começa dia 1º de junho e segue até 10 de novembro. O evento contará com diversas atividades que fazem alusão aos Jogos Olímpicos, como revezamento da Tocha Olímpica, Pira Olímpica e cerimonias de abertura e encerramento.