Alunos da rede municipal criam mascote e logo dos Jogos Escolares 2022

Destaques Educação - Destaques Notícias

Cauã Mello, da CEMEB Carlos de Almeida criou a mascote e Isabela Morais, da CEMEB Edite Schneider criou o logo

O retorno das aulas presenciais vai movimentar a vida dos estudantes da rede municipal de Várzea Paulista, com a realização dos Jogos Escolares, em junho. E para envolver as crianças no programa, os próprios alunos criaram a mascote e a logo da competição. A criação da mascote dos Jogos Escolares envolveu os alunos dos anos 1, 2 e 3 do Ensino Fundamental, já os alunos dos anos 4 e 5 foram convidados a criar o Logo.

Orientados pelos professores, os alunos elaboraram pesquisas e estudos que trouxeram conhecimentos sobre a importância da mensagem que estes símbolos passam ao público que acompanharão os jogos na cidade. “O objetivo foi identificar e representar o simbolismo dos jogos pré-desportivos, cultivando a percepção, o imaginário, e a capacidade de simbolizar, sendo esta cativante e sugestiva, orientando ações na sociedade de identidade e formação cidadã. O que envolveu ações pedagógicas interdisciplinares importantes para o desenvolvimento curricular”, explica a gestora de Educação Magali Souza.

Para definir um único Mascote e Logo que representasse os Jogos Escolares de Várzea Paulista foi realizada uma seleção na Rede de Ensino em vários níveis, finalizada com a escolha de apenas uma criação de Logo e outra de Mascote, dentre todas as produções de cada Unidade Escolar. Neste processo, foram selecionados:

• MASCOTE:

Escola: CEMEB Carlos de Almeida

Aluno: Cauã Henrique P. de Mello – 3º Ano B

Significado: Utiliza a orquídea como símbolo que representa e dá identidade a cidade de Várzea Paulista, com o esporte sendo lembrado por meio da bola enquanto objeto esportivo, trazendo a bandeira da cidade e toda a empolgação que o evento promove.

• LOGO:

Escola: CEMEB Edite Schneider

Aluna: Isabela Costa de Morais – 5º Ano F

Significado: As orquídeas ganham seu devido destaque na criação da aluna, representando o título atribuído ao município de “Cidade de Orquídeas”. Suas cores alegres e vibrantes são utilizadas nas letras que compõe o texto, representando a diversidade e a alegria do evento.