Várzea Paulista inicia ações do Maio Amarelo conscientizando condutores perto da Chácara Mall

Trânsito - Destaques

Motoristas receberam panfletos perto de cruzamento entre as Avenidas Fernão Dias e Bertioga; faixa educativa também foi exposta em faixas de pedestres

Como primeira conscientização do Maio Amarelo 2022, a Unidade Gestora de Trânsito da Prefeitura de Várzea Paulista realizou uma panfletagem em dois pontos próximos aos semáforos de um cruzamento entre as Avenidas Fernão Dias Paes Leme e Bertioga, no centro da cidade, na tarde desta quinta-feira (5). Este ano, o município tem como foco reforçar a importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro. Além da distribuição de panfletos educativos, foi exibida uma faixa com o tema nacional: “Juntos Salvamos Vidas!”. A iniciativa contou com a participação do vice-prefeito Fernando Pasqualino e do analista Felipe Abreu, da Transkompa, transportadora da cidade.

“Nós estamos aproveitando as paradas dos semáforos para conscientizar os motoristas”, afirmou o gestor municipal de Trânsito, Marco Bueno.

Segundo o vice-prefeito, as pastas estadual e municipal de Trânsito sempre identificam temas que alguns munícipes não identificam como sérios, para ser feita uma conscientização. “Às vezes as pessoas pensam que só o motorista e o passageiro do banco da frente estão em risco, vulnerável, mas o pessoal que está no banco de trás também tem que usar o cinto de segurança, a criança deve estar na cadeirinha. Devem seguir todas as regras de quem está nos bancos da frente”, declarou.

Próximas ações

Na semana que vem, assim que ficar pronta a estrutura necessária, será montada uma cena de simulação de acidente, com um carro acidentado, uma pedra e fantoches (representativos de pessoas envolvidas no acidente) no gramado atrás do ponto de ônibus que fica em frente à Chácara Mall, do outro lado da Avenida Fernão Dias. O intuito é chamar a atenção e conscientizar.

Ao longo do mês, essa estrutura será levada a dois outros locais: o Parque Chico Mendes (Jardim Paulista) e em uma área próxima ao cruzamento entre a Rodovia Arnold Gut Junior e a parte alta da Avenida Eduardo Dias de Castro (ao lado do prédio do antigo Detran). A mesma ação de panfletagem e exibição de faixa educativa será feita nos arredores desses locais, em datas a serem definidas.

A distribuição de panfletos e materiais para colorir será feita em escolas, a partir do dia 10, quando, às 15 horas, o Cemeb (Centro Municipal de Educação Básica) Edite Schneider (Jardim Mirante). No dia 14, começará panfletagem e disponibilização de marca-páginas em templos religiosos.

O encerramento do Maio Amarelo será feito no dia 30, no Cemeb Anísio Teixeira (Jardim América II), com duas exibições, para alunos da escola, da peça educativa do Clube do Bem-te-vi (programa coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP (Departamento estadual de Trânsito), em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Após a apresentação da tarde, a segunda do dia, haverá um ato com a presença do prefeito professor Rodolfo Braga e outras autoridades.